CNBC China mantém controle sobre metais de terras raras após suspender algumas restrições à exportação dos EUA

Indicadores

Dólar sobe ante real e outros pares emergentes com alta do minério e fiscal no foco

Publicado 16/05/2025 • 11:25 | Atualizado há 9 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • O dólar sobe no mercado à vista na manhã desta sexta-feira (16), acompanhando a valorização da divisa americana frente a pares emergentes do real, como peso mexicano, peso chileno, rublo, lira turca de rand sul africano, em manhã de queda do minério de ferro na China.
  • O petróleo segue com fôlego curto e o índice DXY do dólar frente outras seis divisas fortes recua moderadamente por expectativas de corte de juros nos EUA neste ano após sinais de inflação controlada no país.
  • No Brasil, os dados de inflação reforçam a chance de manutenção da taxa Selic em junho e investidores seguem atentos a riscos no cenário fiscal.
82% dos trabalhadores que pediram aumento no último ano conseguiram, diz novo relatório

Foto: Pixabay

Nota de cem dólares

O dólar sobe no mercado à vista na manhã desta sexta-feira (16), acompanhando a valorização da divisa americana frente a pares emergentes do real, como peso mexicano, peso chileno, rublo, lira turca de rand sul-africano, em manhã de queda do minério de ferro na China.

O petróleo segue com fôlego curto e o índice DXY do dólar frente a outras seis divisas fortes recua moderadamente por expectativas de corte de juros nos EUA neste ano, após sinais de inflação controlada no país.

Leia mais

Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária

AIE eleva projeções para demanda global por petróleo com menor impacto de tarifas

Aqui, os dados de inflação reforçam a chance de manutenção da taxa Selic em junho e investidores seguem atentos a riscos no cenário fiscal, após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negar que o governo esteja estudando medidas sociais para melhorar a popularidade do presidente Lula, que podem elevar os gastos públicos.

O IGP-10 recuou 0,01% em maio, após queda de 0,22% em abril, segundo a FGV. O resultado surpreendeu o mercado, ficando abaixo das estimativas, que previam alta entre 0,01% e 0,40%, com mediana de 0,21%.

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desacelerou o ritmo de alta a 0,44% na segunda quadrissemana de maio, após elevação de 0,50% na quadrissemana anterior.

A fusão entre Marfrig e BRF cria a MBRF Global Foods Company e a operação também pode levar à mudança da sede jurídica da empresa para os Estados Unidos.

O Ministério da Agricultura declarou emergência zoossanitária por 60 dias em Montenegro (RS) após detectar o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta sexta que estabelecerá tarifas para parceiros comerciais “nas próximas duas a três semanas”, afirmando que seu governo não tem capacidade para negociar acordos com todos os países, segundo a Bloomberg.

Além disso, Trump afirmou que o Irã tem uma proposta americana sobre seu programa nuclear em rápido avanço. O presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou que espera apenas um corte de juros pelo Fed em 2025, segundo a Bloomberg.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou a intenção de impor novas sanções econômicas à Rússia.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Indicadores