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Publicado 31/01/2025 • 09:55
KEY POINTS
Aeronave Boeing 787 Dreamliner LATAM
divulgação
A companhia aérea Latam lucrou US$ 977 milhões em 2024, um crescimento de 68% na comparação com 2023, considerando o resultado atribuível aos acionistas da controladora, de acordo com balanço divulgado nesta sexta-feira (31).
As receitas totais da empresa cresceram 10%, para US$ 13 bilhões, ajudada pelo transporte recorde histórico de passageiros e também pelo transporte de carga. Em 2024, a Latam transportou 82 milhões de pessoas. A rede aérea da empresa cresceu para 151 destinos em 27 países.
O segmento de carga apresentou uma “reviravolta positiva” no ano passado, segundo a companhia, principalmente com a melhora do desempenho no segundo semestre. Essas receitas somaram US$ 1,6 bilhão no ano passado, aumento de 12,2% em relação a2023.
“Estamos fechando um trimestre histórico, com margens muito saudáveis nos resultados financeiros”, disse o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, ao comentar os resultados na manhã desta sexta com a imprensa. “Temos uma preocupação paranoica com custos”, completou.
O executivo ressaltou que 2025 começa com um ambiente de alta volatilidade do câmbio, inflação em alta e impostos crescentes com a reforma tributária, criando um ambiente desafiador para o setor aéreo, com possível impacto no crescimento.
“Quando olhamos a capacidade da Latam enfrentar esse cenário, é aí que a gente traz o otimismo da companhia”, disse ele. Para este ano, a empresa prevê receitas na casa dos US$ 14 bilhões a US$ 14,5 bilhões.
No balanço, o Ebitdar ajustado somou US$ 3,108 bilhões, nível recorde. O endividamento da Latam, uma das medidas mais avaliadas por analistas em companhias áreas, caiu, considerando o indicador que mede a dívida líquida em relação ao Ebitda. Baixou de 2,1 vezes em 2023 para 1,7 vez no ano passado.
A empresa fechou o ano com dívida bruta de US$ 7,2 bilhões e líquida de US$ 5,2 bilhões e afirma não enfrentar riscos de refinanciamento no curto prazo. “Os vencimentos relevantes de prazo mais próximo estão programados para 2029 e 2030”, afirma a empresa.
Em 2024, a Latam refinanciou a maior parte de sua dívida não relacionada à frota, destaca a administração da companhia no balanço. Com isso, conseguiu reduzir significativamente as despesas com juros, fortalecendo a geração de caixa. A empresa encerrou o ano com liquidez de US$ 3,5 bilhões. Para 2025, prevê US$ 3,9 bilhões em liquidez.
Em 2024, a Latam gerou US$ 2,8 bilhões em fluxo de caixa operacional, mesmo após incluir US$ 207 milhões utilizados em seu refinanciamento e US$ 175 milhões no pagamento de dividendos.
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