Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Arthur Lira expressa incômodo com protecionismo europeu, especialmente da França, contra o Brasil
Publicado 25/11/2024 • 12:35 | Atualizado há 8 meses
ALERTA DE MERCADO
Ações da Embraer sobem 11% após empresa ficar de fora do tarifaço
Fed dividido mantém taxa básica de juros, contrariando pressão de Trump por cortes agressivos
Wall Street vê recuperação da Starbucks ganhando força, mesmo após mais um trimestre fraco
Fabricantes de carros de luxo sinalizam custos combinados de US$ 889 milhões com tarifas dos EUA
Adidas despenca 7% após gigante do esporte alertar que tarifas vão encarecer preços nos EUA
Divisão das Big Techs? Google vai assinar as diretrizes de IA da UE; Meta rejeita as regras
Publicado 25/11/2024 • 12:35 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, manifestou nesta segunda-feira (25) sua preocupação, e a da casa, em relação às críticas feitas na semana passada às proteínas animais da América Latina, especialmente as do Brasil, pelo CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard. Além de criticar, ele proibiu a compra e venda de carnes brasileiras na rede francesa da empresa.
“Nos incomoda muito o protecionismo europeu, especialmente da França, contra as proteínas animais do Brasil”, afirmou o presidente da Câmara durante a abertura do CNC Global Voices 2024, evento organizado em São Paulo pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Indignado com a decisão do Carrefour na França, o deputado mencionou que, ainda nesta semana, o Congresso irá discutir a Lei da Reciprocidade entre países.
“Não é aceitável que o CEO de um grupo importante como o Carrefour não se retrate de uma declaração que praticamente impede a contratação de proteínas animais vindas da América do Sul. O Brasil, junto com o Congresso Nacional, empresários e a população, precisa dar uma resposta clara a esse protecionismo exagerado dos produtores franceses”, declarou Lira, acrescentando que uma reação da sociedade brasileira é necessária para que atitudes como essa, do CEO do Carrefour, não se tornem rotina.
Segundo o presidente da Câmara, é injusto o protecionismo contra os interesses de quem opera sob uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo, que é o Código Florestal brasileiro.
Arthur Lira, que está prestes a deixar o comando da Câmara, fez um balanço de sua presidência em dois mandatos, usando como referência o período da pandemia até agora. Ele destacou que, por um bom tempo durante sua gestão, o foco era a pandemia. Depois, a Câmara e o Congresso como um todo trabalharam para remover os obstáculos ao bom desempenho da economia brasileira. Agora, o principal debate é sobre a transição energética e pautas relacionadas às mudanças climáticas.
Lira também destacou que, entre todas as agendas cumpridas pela Câmara, está a reforma tributária, que é a mais transformadora e que agora depende apenas da aprovação de sua regulamentação no Congresso.
Mais lidas
Ondas de tsunami chegam à Califórnia e ao Havaí após terremoto de grande magnitude na Rússia
Tsunami provocado por forte terremoto é observado no Japão
Casa Branca informa que Trump assinou decreto elevando tarifa sobre o Brasil
Forte terremoto provoca tsunami na Ásia: ondas atingem prédios e casas na Rússia; veja o momento
Tsunami atinge cidade russa; Fukushima no Japão é evacuada