Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ao abrir a Cúpula do Clima, Lula cobra “coragem” de líderes na COP30 e alerta para impacto econômico do aquecimento global
Publicado 06/11/2025 • 12:07 | Atualizado há 3 meses
YouTube star MrBeast compra o aplicativo de serviços financeiros Step, focado em jovens
Ações da BP caem 5% após petroleira suspender plano de recompra de ações
Kering, dona da Gucci, salta 10% após novo CEO traçar plano de retomada
Cadillac revela pintura para estreia na Fórmula 1 e é processada por Michael Bay
Oracle sobe 9% enquanto setor de tecnologia tenta se recuperar de perda de US$ 1 trilhão
Publicado 06/11/2025 • 12:07 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou na abertura da Cúpula do Clima nesta quinta-feira (6), em Belém, evento que antecede a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática. Segundo Lula, a COP30 marcará um ponto de inflexão na diplomacia climática global.
Para ele, a conferência será “a COP da verdade”, na qual os países terão de decidir “se terão ou não a coragem e a determinação necessárias” para enfrentar o aquecimento do planeta.
Lula ressaltou que 2024 foi o primeiro ano em que a temperatura média global ultrapassou 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais e citou projeções da ONU indicando que o mundo pode chegar ao fim do século 2,5ºC mais quente. O impacto econômico, disse, será alto. “O PIB global pode encolher até 30%”, disse o presidente.
“É o momento de levar a sério os alertas da ciência. É hora de encarar a realidade”, completou.
Leia também:
Para Lula, o mundo enfrenta dois bloqueios que travam o avanço das políticas climáticas. O primeiro é a desconexão entre o debate técnico e a experiência cotidiana das pessoas.
“As pessoas podem não entender toneladas de carbono, mas sentem a poluição”, afirmou. “Podem não assimilar o significado de 1,5ºC, mas sofrem com secas, enchentes e furacões.”
O segundo bloqueio, segundo o presidente, é o descompasso entre o cenário geopolítico e a urgência climática. “Forças extremistas fabricam inverdades para obter ganhos eleitorais e aprisionar as gerações futuras a um modelo ultrapassado, que perpetua disparidades sociais, econômicas e a degradação ambiental”, disse.
Lula ainda acrescentou que rivalidades estratégicas e conflitos armados desviam a atenção e recursos que deveriam ser canalizados para o enfrentamento do aquecimento global.
“Enquanto isso, a janela de oportunidades para agir está se fechando rapidamente”, afirmou o presidente, ressaltando que a crise climática é resultado das mesmas dinâmicas que “fraturaram a sociedade entre ricos e pobres e cindiram o mundo entre países desenvolvidos e em desenvolvimento”.
Antes de Lula, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, discursou na cúpula. Segundo ele, “falta coragem política” para a transição energética. “Não é mais tempo de negociação, é tempo de implementação”, declarou.
Segundo ele, o limite de 1,5º, ao aquecimento do planeta, deve ser mantido e a ONU não desistirá do objetivo.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Apresentador Ratinho recebe aval do governo do Paraná para construção de resort de luxo em área de preservação
2
Tesouro Reserva: o que é e como funciona o novo título da B3?
3
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
4
Varejo começa o ano com retração de 1,5% em janeiro
5
NASA adia Artemis 2 após vazamento e redefine cronograma da volta humana à Lua