Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Lula critica tarifas comerciais dos EUA e defende maior integração entre países da América do Sul
Publicado 22/04/2025 • 20:31 | Atualizado há 4 meses
Casa Branca reduz expectativas para cúpula entre Trump e Putin
Games e IA expandem receita trimestral da gigante chinesa Tencent
Sphere de Las Vegas vende 120 mil ingressos para sessões ‘revolucionárias’ de ‘O Mágico de Oz’
Aaron Rodgers, da NFL, aposta em startup para criar o “LinkedIn dos atletas”
Candidatos ao Fed, Miran e Bullard dizem que tarifas de Trump não causam inflação
Publicado 22/04/2025 • 20:31 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Em seu discurso no Fórum Empresarial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas às recentes tarifas comerciais adotadas pelos Estados Unidos. Lula ressaltou que tais políticas protecionistas representam um retrocesso e que o multilateralismo, antes visto como a solução para os problemas globais, tem sido colocado de lado. Ele também defendeu uma maior integração econômica e comercial entre os países da América do Sul.
Lula afirmou: “Queria confessar que nessa esteira do livre comércio, tendo dado a guinada que deu nos últimos dias, propondo a maior política de taxação comercial que o mundo já tomou conhecimento, o multilateralismo pode estar sendo jogado no lixo para que tenha lugar o protecionismo.”
Ele também destacou que, para o Brasil e outros países da América do Sul, a relação com grandes potências deve ser equilibrada e respeitosa, sem que haja imposição de tarifas que dificultem o comércio. “Eu não consigo me conformar, por que que na América Latina, na América Central, nenhum país conseguiu ficar rico? O Canadá ficou muito rico e os mexicanos não conseguiram, o Brasil não conseguiu, nenhum país latino-americano conseguiu crescer.”
O presidente ainda defendeu a construção de relações mais sólidas e justas entre as nações sul-americanas, como o Brasil e o Chile. “Eu quero que o Chile compre a minha carne, eu quero carne boa. Você não tem noção, você tomar um vinho chileno com a carne brasileira, vai melhorar a tua vida lá no Chile, não tem noção. Mas eu preciso saber e comprar alguma coisa do Chile. Eu quero que o Chile compre a minha carne.”
Lula concluiu sua fala dizendo que o Brasil, como a maior economia da América Latina, tem a obrigação de flexibilizar suas políticas para promover uma integração regional mais forte. “O Brasil tem obrigação, veja aqui quem tá dizendo é o presidente da República do Brasil, o Brasil tem obrigação não é de ser generoso com os outros, mas ele tem obrigação de entender que, como maior economia, ele é obrigado a flexibilizar para que as coisas possam acontecer.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings