Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Lula defende mais programas de crédito: ‘quando dinheiro circula para povo ninguém compra dólar’
Publicado 07/02/2025 • 14:03 | Atualizado há 10 meses
Fusão: Comcast faz nova proposta e avança em compra da Warner Bros
Micron deixa mercado de memória para consumidores e foca chips de IA
OpenAI entra em “alerta máximo” enquanto Google e Anthropic avançam
Correndo atrás do prejuízo, dona do ChatGPT faz aquisição para reforçar sua IA
Secretário de Comércio dos EUA detalha investimentos em semicondutores e impacto de tarifas
Publicado 07/02/2025 • 14:03 | Atualizado há 10 meses
KEY POINTS
Presidente Lula (PT).
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, repetiu que, a partir da semana que vem, o governo federal irá anunciar mais programas voltados a crédito para a população. De acordo com ele, quando o dinheiro começar a circular no País, “ninguém aqui vai comprar dólar”.
“A partir da semana que vem, vamos começar a anunciar mais programas porque eu quero mais crédito para o povo”, disse Lula, em cerimônia de anúncios relativos à segurança hídrica da Bahia na cidade de Paramirim nesta sexta-feira (7).
“Nós vamos fazer muitas políticas de crédito neste país, porque a hora que o dinheiro começa a circular na mão das pessoas, ninguém aqui vai comprar dólar, ninguém vai depositar no exterior. Vocês vão comprar comida, comprar roupa”, complementou.
Lula repetiu seu mantra adotado nos últimos meses e disse que “muito dinheiro na mão de poucos significa miséria de muitos; agora pouco dinheiro na mão de todos, significa melhorar a vida de todo o povo brasileiro”.
Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o governo organiza para semana que vem uma espécie de feirão de programas federais a serem apresentados aos novos prefeitos.
Ministros têm sido cobrados a apresentar ao Planalto possíveis ações a serem anunciadas por Lula no evento, marcado para 11, 12 e 13 de fevereiro. A ideia é que o presidente faça novos anúncios. As ações a serem divulgadas ainda estão sendo discutidas na Casa Civil, mas a reportagem apurou que um dos focos será o Minha Casa, Minha Vida.
Além disso, a Caixa, que será patrocinadora do evento, avalia ações em quatro eixos, que ainda são discutidas com o governo.
O Broadcast apurou que o primeiro eixo envolve as contratações por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (Finisa), para a volta de limites de contratação.
Assim, o banco incorporaria capital com a ampliação do limite para financiamentos. São avaliadas ainda linhas específicas para retomada de crédito de Estados e municípios, a expansão de microcrédito com participação ativa dos entes subnacionais e a criação da figura do agente de desenvolvimento social para dar suporte a esses governos, sobretudo aos municípios mais afastados.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
1
Quais os próximos jogos do Flamengo? Veja datas e horários
2
Banco Master: o que falta para os pagamentos começarem?
3
Queda da natalidade coloca o futuro da Coreia do Sul em risco
4
Alta de 50%: campeão, Flamengo pode ter faturamento de R$ 2 bilhões neste ano
5
‘Nós somos o futuro’: China usa IA para transformar fábricas e consolidar poder mundial