CNBC

CNBCStartup de IA de US$ 4 bi apoiada pela Nvidia anuncia grande expansão em Londres

Notícias do Brasil

Lula sobre retomada da Transnordestina: “Importante para o Brasil e para o Nordeste’

Publicado 02/12/2025 • 16:06 | Atualizado há 11 minutos

KEY POINTS

  • A ferrovia é projetada para ligar os portos de Pecém (no Ceará) e de Suape (em Pernambuco), até o cerrado do Piauí e foi uma promessa de campanha.
  • "Tenho uma tristeza muito grande de não ter inaugurado ainda a Transnordestina. Prometi ao meu velho e saudoso companheiro Miguel Arraes”, disse Lula.
  • A obra, projetada para ligar o interior do Nordeste (focada no transporte de grãos e minério) aos portos, foi dividida em duas realidades distintas após anos de atrasos e disputas judiciais.

Agência gov

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta terça-feira (2/12), em entrevista ao programa Balanço Geral PE da TV Guararapes, de Pernambuco, que tem uma “tristeza muito grande” por não ter inaugurado a Transnordestina até hoje. A ferrovia é projetada para ligar os portos de Pecém (no Ceará) e de Suape (em Pernambuco), até o cerrado do Piauí e foi uma promessa de campanha.

“Tenho uma tristeza muito grande de não ter inaugurado ainda a Transnordestina. Prometi ao meu velho e saudoso companheiro Miguel Arraes, foi um pedido dele, que se ganhasse as eleições eu faria a Transnordestina. Era para ser inaugurada em 2012, mas de tanto vai e vem, paralisação, processo e confusão, só eu fiz 31 reuniões com Eduardo Campos (ex-governador de Pernambuco morto em 2014), Cid Gomes (ex-governador do Ceará) e Wellington (Dias, ex-governador do Piauí), para resolver todos os problemas. Não foi possível inaugurar, mas retomei porque quero inaugurar”, afirmou Lula, completando que a obra “vai ser importante para o Brasil e o Nordeste”.

Leia mais:

Governo retomará o trecho Salgueiro-Suape da Transnordestina, reincluindo Pernambuco no projeto ferroviário

A Transnordestina deixou de ser um projeto único e integrado. Hoje, corre-se contra o tempo para entregar a “linha do Ceará” via iniciativa privada, enquanto a “linha de Pernambuco” tenta renascer como obra pública para não perder a competitividade logística do Porto de Suape.

A obra, projetada para ligar o interior do Nordeste (focada no transporte de grãos e minério) aos portos, foi dividida em duas realidades distintas após anos de atrasos e disputas judiciais – Trecho do Ceará (Privado – CSN) e Trecho de Pernambuco (Público – Governo Federal).

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;