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Mais de 473 mil pessoas não reconhecem descontos e pedem ressarcimento do INSS no primeiro dia de operação

Publicado 15/05/2025 • 08:23 | Atualizado há 2 meses

Agência DCNews

KEY POINTS

  • 98,6% dos pedidos de ressarcimento são de pessoas que negam vínculo com entidades cobradoras.
  • O INSS exigiu resposta das associações em até 15 dias; valores serão pagos aos segurados pelo Tesouro.
  • O sistema sofreu instabilidade devido ao alto número de acessos, e o governo pediu que apenas os afetados utilizem a plataforma.
Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul

Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

 O Governo Federal, por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), recebeu 473.940 pedidos de ressarcimento de aposentados e pensionistas que tiveram descontos considerados indevidos em seus benefícios, até às 16h desta quarta-feira, 14 de maio. Os pedidos foram feitos pelo telefone 135 e por meio do aplicativo Meu INSS.

Essas pessoas informaram não reconhecer o vínculo com a organização associativa, correspondendo a 98,6% dos requerentes.

Outras 6.720 pessoas (1,4%) reconheceram as cobranças nas suas contas. Em entrevista coletiva à imprensa, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, informou que 41entidades foram contestadas, ou seja, não reconhecidas pelos cidadãos que tiveram valores descontados.

O INSS encaminhou um ofício para que elas informem a comprovação desse vínculo em um prazo de 15 dias. Caso o desconto não seja justificado, elas terão de efetuar um pagamento para ressarcir esses valores retirados irregularmente.

“Esse pagamento não vai para a conta do segurado, ele vai para a conta do Tesouro e o INSS vai ressarci-lo pagando em folha, na conta que ele recebe o benefício”, declarou Waller Júnior.

O presidente do INSS afirmou que, se for necessário, o órgão oferecerá atendimento presencial para atender todas as pessoas impactadas. “Lembrando que esse pedido não tem prazo para terminar, não precisa ter uma correria. A gente vai monitorar essa situação para verificar se é necessário encontrar parceiros para poder abrir o atendimento presencial nas agências ou, ainda, outras formas de busca. Uma das coisas que o INSS se compromete com todos: nenhuma comunidade vai ser alijada, retirada desse procedimento”, explicou Waller Júnior.

Sobrecarga do sistema

Segundo o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, o aplicativo Meu INSS teve 8,55 milhões de acessos neste primeiro dia de pedidos de ressarcimento.

“Na área do desconto associativo, nós tivemos 1,6 milhão de acessos. Pela manhã, mesmo com a ampliação bastante significativa da infraestrutura que suportava o sistema, tivemos alguns momentos de instabilidade. Conseguimos balancear a carga, aumentar vários dos elementos, estabilizamos o sistema na parte da tarde e temos a expectativa de ter um dia mais tranquilo amanhã e em diante”, disse. Waller Júnior.

Ele também pontuou que o volume de acessos foi muito superior ao número de solicitações feitas. Por isso, pediu que seja evitado o uso do sistema por pessoas que não tenham sido afetadas diretamente. “Estamos atendendo pessoas que sofreram fraudes. Então, curiosos, não acessem o sistema. Isso vai dificultar ainda mais esse acesso”, afirmou.

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