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Brasil

Mais de 473 mil pessoas não reconhecem descontos e pedem ressarcimento do INSS no primeiro dia de operação

Publicado 15/05/2025 • 08:23 | Atualizado há 7 horas

Agência DCNews

KEY POINTS

  • 98,6% dos pedidos de ressarcimento são de pessoas que negam vínculo com entidades cobradoras.
  • O INSS exigiu resposta das associações em até 15 dias; valores serão pagos aos segurados pelo Tesouro.
  • O sistema sofreu instabilidade devido ao alto número de acessos, e o governo pediu que apenas os afetados utilizem a plataforma.
Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul

Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

 O Governo Federal, por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), recebeu 473.940 pedidos de ressarcimento de aposentados e pensionistas que tiveram descontos considerados indevidos em seus benefícios, até às 16h desta quarta-feira, 14 de maio. Os pedidos foram feitos pelo telefone 135 e por meio do aplicativo Meu INSS.

Essas pessoas informaram não reconhecer o vínculo com a organização associativa, correspondendo a 98,6% dos requerentes.

Outras 6.720 pessoas (1,4%) reconheceram as cobranças nas suas contas. Em entrevista coletiva à imprensa, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, informou que 41entidades foram contestadas, ou seja, não reconhecidas pelos cidadãos que tiveram valores descontados.

O INSS encaminhou um ofício para que elas informem a comprovação desse vínculo em um prazo de 15 dias. Caso o desconto não seja justificado, elas terão de efetuar um pagamento para ressarcir esses valores retirados irregularmente.

“Esse pagamento não vai para a conta do segurado, ele vai para a conta do Tesouro e o INSS vai ressarci-lo pagando em folha, na conta que ele recebe o benefício”, declarou Waller Júnior.

O presidente do INSS afirmou que, se for necessário, o órgão oferecerá atendimento presencial para atender todas as pessoas impactadas. “Lembrando que esse pedido não tem prazo para terminar, não precisa ter uma correria. A gente vai monitorar essa situação para verificar se é necessário encontrar parceiros para poder abrir o atendimento presencial nas agências ou, ainda, outras formas de busca. Uma das coisas que o INSS se compromete com todos: nenhuma comunidade vai ser alijada, retirada desse procedimento”, explicou Waller Júnior.

Sobrecarga do sistema

Segundo o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, o aplicativo Meu INSS teve 8,55 milhões de acessos neste primeiro dia de pedidos de ressarcimento.

“Na área do desconto associativo, nós tivemos 1,6 milhão de acessos. Pela manhã, mesmo com a ampliação bastante significativa da infraestrutura que suportava o sistema, tivemos alguns momentos de instabilidade. Conseguimos balancear a carga, aumentar vários dos elementos, estabilizamos o sistema na parte da tarde e temos a expectativa de ter um dia mais tranquilo amanhã e em diante”, disse. Waller Júnior.

Ele também pontuou que o volume de acessos foi muito superior ao número de solicitações feitas. Por isso, pediu que seja evitado o uso do sistema por pessoas que não tenham sido afetadas diretamente. “Estamos atendendo pessoas que sofreram fraudes. Então, curiosos, não acessem o sistema. Isso vai dificultar ainda mais esse acesso”, afirmou.

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