Mais de 473 mil pessoas não reconhecem descontos e pedem ressarcimento do INSS no primeiro dia de operação
Publicado 15/05/2025 • 08:23 | Atualizado há 7 horas
Criadora de Assassin’s Creed, francesa Ubisoft despenca 18%, com lucros decepcionantes
Netflix afirma que seu plano com anúncios tem 94 milhões de usuários mensais ativos
Putin e Trump deixam Zelensky para trás e pulam negociações de paz na Turquia
Coinbase afirma que hackers subornaram funcionários para roubar dados de clientes
Centro-chave de IA na China restringe o uso da tecnologia por crianças em idade escolar
Publicado 15/05/2025 • 08:23 | Atualizado há 7 horas
KEY POINTS
Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Governo Federal, por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), recebeu 473.940 pedidos de ressarcimento de aposentados e pensionistas que tiveram descontos considerados indevidos em seus benefícios, até às 16h desta quarta-feira, 14 de maio. Os pedidos foram feitos pelo telefone 135 e por meio do aplicativo Meu INSS.
Essas pessoas informaram não reconhecer o vínculo com a organização associativa, correspondendo a 98,6% dos requerentes.
Outras 6.720 pessoas (1,4%) reconheceram as cobranças nas suas contas. Em entrevista coletiva à imprensa, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, informou que 41entidades foram contestadas, ou seja, não reconhecidas pelos cidadãos que tiveram valores descontados.
O INSS encaminhou um ofício para que elas informem a comprovação desse vínculo em um prazo de 15 dias. Caso o desconto não seja justificado, elas terão de efetuar um pagamento para ressarcir esses valores retirados irregularmente.
“Esse pagamento não vai para a conta do segurado, ele vai para a conta do Tesouro e o INSS vai ressarci-lo pagando em folha, na conta que ele recebe o benefício”, declarou Waller Júnior.
O presidente do INSS afirmou que, se for necessário, o órgão oferecerá atendimento presencial para atender todas as pessoas impactadas. “Lembrando que esse pedido não tem prazo para terminar, não precisa ter uma correria. A gente vai monitorar essa situação para verificar se é necessário encontrar parceiros para poder abrir o atendimento presencial nas agências ou, ainda, outras formas de busca. Uma das coisas que o INSS se compromete com todos: nenhuma comunidade vai ser alijada, retirada desse procedimento”, explicou Waller Júnior.
Segundo o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, o aplicativo Meu INSS teve 8,55 milhões de acessos neste primeiro dia de pedidos de ressarcimento.
“Na área do desconto associativo, nós tivemos 1,6 milhão de acessos. Pela manhã, mesmo com a ampliação bastante significativa da infraestrutura que suportava o sistema, tivemos alguns momentos de instabilidade. Conseguimos balancear a carga, aumentar vários dos elementos, estabilizamos o sistema na parte da tarde e temos a expectativa de ter um dia mais tranquilo amanhã e em diante”, disse. Waller Júnior.
Ele também pontuou que o volume de acessos foi muito superior ao número de solicitações feitas. Por isso, pediu que seja evitado o uso do sistema por pessoas que não tenham sido afetadas diretamente. “Estamos atendendo pessoas que sofreram fraudes. Então, curiosos, não acessem o sistema. Isso vai dificultar ainda mais esse acesso”, afirmou.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Satisfeita com rebranding, Jaguar desmente fim de parceria com agência de publicidade
“O humor do mercado mudou e o Brasil voltou ao radar dos investidores”, diz Erasmo Battistella na Brazilian Week
Brazil Summit 2025: ponte de investimentos entre Brasil e EUA reúne líderes em Nova York
Trump não quer que a Apple fabrique produtos na Índia: ‘Tive um probleminha com Tim Cook’
Competitividade no setor de açúcar e etanol cresce na Argentina, afirma diretor do Grupo Ledesma na Brazilian Week 2025