Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Mais de 473 mil pessoas não reconhecem descontos e pedem ressarcimento do INSS no primeiro dia de operação
Publicado 15/05/2025 • 08:23 | Atualizado há 3 meses
Meta fecha acordo com Google Cloud de mais de US$ 10 bilhões
Retirada da Bolsa é mais novo capítulo da queda do Evergrande, gigante do setor imobiliário chinês
Como o Fed de Jerome Powell construiu o caminho para um futuro corte dos juros
Trump comemora participação do governo na Intel e afirma que fará mais negócios para ajudar empresas americanas
Empresas de Musk processam Apple e OpenAI por esquema anticompetitivo
Publicado 15/05/2025 • 08:23 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social.
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Governo Federal, por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), recebeu 473.940 pedidos de ressarcimento de aposentados e pensionistas que tiveram descontos considerados indevidos em seus benefícios, até às 16h desta quarta-feira, 14 de maio. Os pedidos foram feitos pelo telefone 135 e por meio do aplicativo Meu INSS.
Essas pessoas informaram não reconhecer o vínculo com a organização associativa, correspondendo a 98,6% dos requerentes.
Outras 6.720 pessoas (1,4%) reconheceram as cobranças nas suas contas. Em entrevista coletiva à imprensa, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, informou que 41entidades foram contestadas, ou seja, não reconhecidas pelos cidadãos que tiveram valores descontados.
O INSS encaminhou um ofício para que elas informem a comprovação desse vínculo em um prazo de 15 dias. Caso o desconto não seja justificado, elas terão de efetuar um pagamento para ressarcir esses valores retirados irregularmente.
“Esse pagamento não vai para a conta do segurado, ele vai para a conta do Tesouro e o INSS vai ressarci-lo pagando em folha, na conta que ele recebe o benefício”, declarou Waller Júnior.
O presidente do INSS afirmou que, se for necessário, o órgão oferecerá atendimento presencial para atender todas as pessoas impactadas. “Lembrando que esse pedido não tem prazo para terminar, não precisa ter uma correria. A gente vai monitorar essa situação para verificar se é necessário encontrar parceiros para poder abrir o atendimento presencial nas agências ou, ainda, outras formas de busca. Uma das coisas que o INSS se compromete com todos: nenhuma comunidade vai ser alijada, retirada desse procedimento”, explicou Waller Júnior.
Segundo o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, o aplicativo Meu INSS teve 8,55 milhões de acessos neste primeiro dia de pedidos de ressarcimento.
“Na área do desconto associativo, nós tivemos 1,6 milhão de acessos. Pela manhã, mesmo com a ampliação bastante significativa da infraestrutura que suportava o sistema, tivemos alguns momentos de instabilidade. Conseguimos balancear a carga, aumentar vários dos elementos, estabilizamos o sistema na parte da tarde e temos a expectativa de ter um dia mais tranquilo amanhã e em diante”, disse. Waller Júnior.
Ele também pontuou que o volume de acessos foi muito superior ao número de solicitações feitas. Por isso, pediu que seja evitado o uso do sistema por pessoas que não tenham sido afetadas diretamente. “Estamos atendendo pessoas que sofreram fraudes. Então, curiosos, não acessem o sistema. Isso vai dificultar ainda mais esse acesso”, afirmou.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Onda de denúncias alerta sobre que cuidados tomar ao adquirir uma franquia para evitar práticas abusivas
Semana começa tensa para agronegócio com expectativa de recursos contra suspensão da Moratória da Soja
Programa Conecta gov.br alcança economia estimada de R$ 3 bilhões no primeiro semestre de 2025 com integração entre sistemas
CCJ do Senado pauta PEC da autonomia financeira do Banco Central para 20 de agosto
Nova polícia de imigração de Portugal fecha cerco contra brasileiros irregulares