Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Maximídia 2025 debate futuro da comunicação em meio à revolução digital e à ascensão da IA
Publicado 29/09/2025 • 17:23 | Atualizado há 2 meses
Fusão: Comcast faz nova proposta e avança em compra da Warner Bros
Micron deixa mercado de memória para consumidores e foca chips de IA
OpenAI entra em “alerta máximo” enquanto Google e Anthropic avançam
Correndo atrás do prejuízo, dona do ChatGPT faz aquisição para reforçar sua IA
Secretário de Comércio dos EUA detalha investimentos em semicondutores e impacto de tarifas
Publicado 29/09/2025 • 17:23 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O Maximídia 2025, um dos mais tradicionais encontros de mídia e comunicação do país, começa nesta terça-feira (30) em São Paulo. Em sua edição de 2025, o evento acontece em um cenário de transformações profundas no marketing global — em que marcas buscam equilibrar investimentos entre digital e tradicional, branding e performance, como aponta o relatório anual da Nielsen.
Em entrevista ao Radar, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o presidente do Meio & Mensagem, Marcelo Gomes, destacou que a agenda desta edição reflete a necessidade de adaptação a um ambiente marcado pela inovação tecnológica, pelas mudanças no consumo e pelos desafios econômicos.
Criado em 1986, o MaxiMedia consolidou-se como fórum central da indústria. “Hoje ele é o grande evento que reúne as lideranças da comunicação e do marketing para discutir como gerar valor para as marcas e para a economia”, disse Gomes. Segundo ele, cada edição é desenhada para trazer “os temas mais quentes do momento”, em diálogo entre agências, anunciantes e especialistas.
Leia mais:
EXCLUSIVO: avanço da inteligência artificial no Brasil é um movimento natural
Uso de inteligência artificial pelas indústrias brasileiras cresce 163% em dois anos
Do lado da publicidade, o evento receberá Chief Creative Officers de grandes agências globais, como VML e Leo Burnett, para discutir os rumos da criatividade. Também haverá espaço para debater o papel das agências independentes e a expansão dos negócios das grandes holdings.
Do lado dos anunciantes, os CMOs discutirão o impacto da comunicação na estratégia de negócios, além de tendências no varejo, com nomes como RD, GPA e Renner. “Os CMOs estão cada vez mais olhando para o business, não só para a comunicação”, afirmou Gomes.
Entre os temas transversais, a inteligência artificial ganha espaço. “Nos últimos dois anos falávamos de possibilidades; agora discutimos como a IA já impacta o ambiente de trabalho”, disse o executivo. O evento traz como destaque internacional o autor do livro Rethinking Work, que abordará também mudanças geracionais e novas formas de organização do trabalho no pós-pandemia.
Outro ponto em pauta é a reputação das marcas em tempos de maior escrutínio público. Gomes ressaltou que o marketing de influência é hoje incontornável: “Não existe grande marca que não trabalhe com criadores e influenciadores. Mas ceder parte da voz traz riscos, o que exige posicionamentos claros e planos de contingência”.
Apesar das incertezas, como os efeitos do tarifaço imposto pelos EUA, o setor mantém otimismo. Gomes lembrou que o mercado publicitário cresceu mais de 12% no primeiro semestre, bem acima do PIB, e deve encerrar o ano em alta. Para 2026, a perspectiva é positiva, impulsionada pela Copa do Mundo, que tradicionalmente aquece o investimento em comunicação.
“O Maximídia é o momento de reunir toda a indústria para projetar os caminhos do futuro”, concluiu o presidente do Meio & Mensagem.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Banco Master: o que falta para os pagamentos começarem?
2
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
3
O time da série B que vale mais do que outros 14 da série A
4
Cade pode pautar fusão entre Petz e Cobasi nesta quinta-feira
5
Lula cobra indústria e diz que Brasil precisa “produzir para o povo” para recuperar economia