Minha Casa Minha Vida impulsiona crescimento do setor imobiliário no Brasil
Publicado 18/11/2024 • 11:55 | Atualizado há 6 meses
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Publicado 18/11/2024 • 11:55 | Atualizado há 6 meses
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Chaves de uma casa
Foto: Unsplash
O programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) voltou a impulsionar o crescimento do setor imobiliário no Brasil, segundo dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Desde o ano passado, o MCMV passou por ajustes significativos, como a redução de juros, aumento de subsídios, ampliação do prazo de financiamento e aumento do valor dos imóveis elegíveis, além de cortes de impostos. Essas medidas ampliaram o poder de compra da população e a margem de lucro das incorporadoras.
No terceiro trimestre de 2024, os lançamentos do MCMV totalizaram 47.525 unidades, um aumento de 31,8% em comparação com o mesmo período de 2023. Esses lançamentos representaram 50% do total de lançamentos no mercado, um crescimento em relação aos 46% do ano anterior. As vendas do programa atingiram 46.142 unidades, um aumento de 46,9% na mesma base de comparação anual, correspondendo a 44% do total de vendas, frente a 39% um ano antes.
O economista e conselheiro da CBIC, Celso Petrucci, destacou: “Já conseguimos sentir todos os efeitos plenos dos ajustes no Minha Casa Minha Vida feitos no ano passado”. Marcos Kahtalian, sócio e fundador da consultoria Brain, também comentou: “A resposta do setor ao MCMV foi muito rápida, reagindo após as mudanças no programa”.
Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
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