Chip Nvidia

CNBC Nvidia pode ser sua própria inimiga? Ações caem após resultados do terceiro trimestre

Brasil

Minha Casa Minha Vida impulsiona crescimento do setor imobiliário no Brasil

Publicado 18/11/2024 • 11:55 | Atualizado há 3 dias

Agência Estado

KEY POINTS

  • No terceiro trimestre de 2024, os lançamentos do MCMV totalizaram 47.525 unidades, um aumento de 31,8% em comparação com o mesmo período de 2023
  • Esses lançamentos representaram 50% do total de lançamentos no mercado, um crescimento em relação aos 46% do ano anterior
  • Desde o ano passado, o MCMV passou por ajustes significativos, como a redução de juros e aumento de subsídios
Pessoa segurando chave de casa

Chaves de uma casa

Foto: Unsplash

O programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) voltou a impulsionar o crescimento do setor imobiliário no Brasil, segundo dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Desde o ano passado, o MCMV passou por ajustes significativos, como a redução de juros, aumento de subsídios, ampliação do prazo de financiamento e aumento do valor dos imóveis elegíveis, além de cortes de impostos. Essas medidas ampliaram o poder de compra da população e a margem de lucro das incorporadoras.

Crescimento nos lançamentos e vendas do MCMV

No terceiro trimestre de 2024, os lançamentos do MCMV totalizaram 47.525 unidades, um aumento de 31,8% em comparação com o mesmo período de 2023. Esses lançamentos representaram 50% do total de lançamentos no mercado, um crescimento em relação aos 46% do ano anterior. As vendas do programa atingiram 46.142 unidades, um aumento de 46,9% na mesma base de comparação anual, correspondendo a 44% do total de vendas, frente a 39% um ano antes.

Especialistas destacam efeitos das mudanças no programa

O economista e conselheiro da CBIC, Celso Petrucci, destacou: “Já conseguimos sentir todos os efeitos plenos dos ajustes no Minha Casa Minha Vida feitos no ano passado”. Marcos Kahtalian, sócio e fundador da consultoria Brain, também comentou: “A resposta do setor ao MCMV foi muito rápida, reagindo após as mudanças no programa”.

MAIS EM Brasil