Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘Mini tsunami’ deixa um morto e dezenas de feridos no litoral da Argentina
Publicado 13/01/2026 • 21:31 | Atualizado há 2 horas
Fim de subsídios do Obamacare já deixa milhões sem plano de saúde nos EUA; entenda
Ford amplia linha de SUVs de alto desempenho com modelo ‘mais acessível’
Disputa entre Trump e Fed deve continuar na Suprema Corte
CEO da Delta prevê lucro recorde impulsionado por viagens premium
SK Hynix, líder em chips de memória, vai investir US$ 13 bilhões em nova fábrica em meio à escassez do setor
Publicado 13/01/2026 • 21:31 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Reprodução X
Imagem do momento em que as ondas do "mini tsunami" começaram, na Argentina.
Um homem morreu e dezenas de pessoas ficaram feridas na tarde de segunda-feira (12), após um tsunami meteorológico atingir praias do litoral de Mar Chiquita, na província de Buenos Aires, na Argentina.
A administração municipal de Mar Chiquita informou, em comunicado, que ondas gigantes surpreenderam e arrastaram banhistas e pescadores que estavam na água.
Segundo o jornal La Nación, a vítima fatal é Yair Manno, de 29 anos. O argentino morava na França, mas estava de férias em sua cidade natal com a namorada. No momento em que o nível da água subiu, ele estava na área da foz da lagoa.
O comunicado da gestão municipal menciona 20 feridos, com fraturas e contusões, principalmente na praia de Camet Norte. De acordo com a prefeitura, o risco de desabamento das falésias com o avanço do mar levou dezenas de pessoas a tentarem subir simultaneamente pelas duas únicas escadarias disponíveis, o que provocou novos acidentes.
Um nadador sofreu um ataque cardíaco enquanto tentava ajudar um familiar, mas foi reanimado por um salva-vidas com o uso de um desfibrilador externo automático.
“Foi uma tragédia inesperada. O tempo estava lindo, o mar calmo, com temperatura de 37ºC graus. Não era algo que pudéssemos prever”, disse a diretora da Operação de Segurança nas Praias de Mar Chiquita, Andrea Lezcano.
De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), o tsunami meteorológico – ou meteotsunami – é caracterizado por ondas gigantes, impulsionadas por distúrbios na pressão atmosférica, frequentemente associados a eventos climáticos de rápida movimentação, como tempestades severas e rajadas de vento.
“A tempestade gera uma onda que se move em direção à costa e é amplificada por uma plataforma continental rasa e por enseadas, baías ou outras formações costeiras”, explica a agência americana. As ondas dos tsunamis meteorológicos podem ultrapassar 1,8 metro de altura. Segundo o La Nácion, em algumas áreas de Mar Chiquita, o nível da água chegou a subir até cinco metros.
Ainda de acordo com a NOAA, o fenômeno se diferencia dos tsunamis tradicionais por não ser desencadeado por atividade sísmica e pode ser confundido com ressaca marítima ou com seiche (onda de longo período).
__
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
IPVA 2026: veja como conseguir descontos e reduzir o imposto
3
Banco Master: demora do FGC nos pagamentos é irregular pela lei? Entenda
4
Salário mínimo atual cobre só parte das despesas; estudo indica valor quase 5 vezes maior
5
Mattel lança Barbie autista e amplia aposta em diversidade na indústria global de brinquedos