CNBC
Meta.

CNBCMeta enfrenta investigação antitruste na Europa por política de IA do WhatsApp

Notícias do Brasil

MP investiga lavagem de dinheiro em lojas de brinquedos ligadas ao PCC

Publicado 22/10/2025 • 13:28 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • O Ministério Público de São Paulo investiga esquema de lavagem de dinheiro ligado ao PCC.
  • Segundo o Gaeco, estabelecimentos de brinquedos teriam sido usados para movimentar valores ilícitos.
  • Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Paulo, Guarulhos, Mogi das Cruzes e Santo André.

Pexels

Segundo o Gaeco, lojas de brinquedos, especialmente de pelúcias, teriam sido usadas para movimentar e ocultar valores de origem ilícita

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) deflagrou nesta quarta-feira (22) a Operação Plush, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

Segundo o Gaeco, lojas de brinquedos, especialmente de pelúcias, teriam sido usadas para movimentar e ocultar valores de origem ilícita. A ação contou com apoio da Secretaria da Fazenda e da Polícia Civil.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em estabelecimentos comerciais nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Mogi das Cruzes e Santo André.

“Os materiais apreendidos durante a operação serão encaminhados ao Gaeco para subsidiar as investigações em andamento”, informou a pasta, em nota.

Leia também:

O Poder Judiciário autorizou o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, sendo quatro em lojas localizadas em shopping centers: dois na capital paulista, um em Guarulhos e outro em Santo André. Também foi determinado o bloqueio e sequestro de bens e valores no total de R$ 4,3 milhões, para garantir eventual reparação de danos e pagamento de penas e custas processuais.

Os alvos da Operação Plush são ligados a Claudio Marcos de Almeida, conhecido como “Django”, apontado como um dos principais operadores do comércio de drogas e armamento pesado do PCC. Ele foi assassinado em janeiro de 2022, em meio a disputas internas da facção.

De acordo com a investigação, a ex-companheira e a irmã de “Django”, que não possuíam ocupação lícita declarada, teriam realizado altos investimentos para abrir quatro lojas de uma rede de franquias, utilizadas para movimentar recursos ilícitos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;