Nintendo pretende igualar o sucesso do Switch com novo console
Publicado 01/06/2025 • 08:12 | Atualizado há 2 dias
Publicado 01/06/2025 • 08:12 | Atualizado há 2 dias
Nitendo
A Nintendo espera igualar o sucesso estrondoso do Switch quando seu novo console aprimorado chegar às lojas na quinta-feira (05), com fortes vendas iniciais esperadas apesar do alto preço do aparelho.
Com uma tela maior e mais poder de processamento, o Switch 2 é uma atualização de seu antecessor, que vendeu 152 milhões de unidades desde seu lançamento em 2017 — tornando-se o terceiro console de videogame mais vendido de todos os tempos.
Mas, apesar da agitação entre os fãs e da forte demanda por pré-encomendas, os obstáculos para a Nintendo incluem a incerteza sobre as tarifas comerciais dos EUA e se há pessoas suficientes dispostas a desembolsar dinheiro.
O Switch 2 “tem um preço relativamente alto” em comparação ao dispositivo original, disse o presidente da empresa, Shuntaro Furukawa, em uma coletiva de resultados financeiros em maio.
“Portanto, mesmo que haja impulso em torno do lançamento, sabemos que não será fácil manter esse impulso a longo prazo”, alertou.
As vendas do Switch, que pode ser conectado a uma TV ou jogado em qualquer lugar, foram impulsionadas pela popularidade de jogos como “Animal Crossing” como passatempo durante o confinamento pandêmico.
A empresa japonesa prevê que venderá 15 milhões de consoles Switch 2 no atual ano fiscal, quase o mesmo que o original no mesmo período após seu lançamento.
O novo aparelho custa US$ 449,99 nos Estados Unidos, mais de um terço a mais que o Switch. A versão exclusiva para o Japão é mais barata, custando 49.980 ienes (US$ 350). Novos jogos para Switch 2, como “Donkey Kong Bonanza” e “Mario Kart World” — que permite aos jogadores explorarem a internet sem precisar de internet — também são mais caros do que os títulos existentes para Switch.
A maioria dos jogos originais do Switch podem ser jogados no Switch 2, e alguns sucessos de bilheteria do Switch, como “Zelda: Breath of the Wild”, terão edições aprimoradas lançadas para a nova encarnação.
“As pessoas ficaram um pouco chocadas com o preço de ‘Mario Kart World’, o primeiro jogo de US$ 80 que já vimos”, disse Krysta Yang do Kit & Krysta Podcast focado na Nintendo.
Embora a empresa “tenha que trabalhar um pouco” para convencer mais jogadores casuais de que vale a pena fazer o upgrade, os fãs da Nintendo estão “super animados”, disse ela à AFP.
O Switch 2 terá oito vezes mais memória que o primeiro Switch, e seus controles, que são fixados com ímãs, também podem ser usados como um mouse de computador de mesa.
Embora o novo console não seja radicalmente diferente, “muitas pessoas estão dizendo: ‘isso é o que eu queria, eu queria um Switch mais potente — não mexa com uma coisa boa'”, disse Yang, um ex-funcionário da Nintendo.
Novas funções que permitem aos usuários conversar enquanto jogam on-line e compartilhar jogos temporariamente com amigos também podem ser um grande atrativo, disse David Gibson, da MST Financial.
“É uma maneira de atrair um público que está muito mais acostumado à ideia de transmitir jogos e assistir a jogos, além de jogar”, disse ele à AFP, prevendo que o Switch 2 quebrará recordes em termos de vendas iniciais.
E o sucesso é crucial para a Nintendo.
Embora a criadora do “Super Mario” esteja se diversificando para parques temáticos e filmes de sucesso, cerca de 90% de sua receita ainda vem do negócio do Switch, dizem analistas.
A Nintendo adiou as pré-encomendas do Switch 2 nos Estados Unidos em duas semanas enquanto avaliava o impacto do ataque global do presidente Donald Trump ao livre comércio.
Mas suas pré-encomendas já se esgotaram no mercado dos EUA e em outros lugares, com a empresa se gabando de uma demanda particularmente alta no Japão.
Furukawa disse em maio que as projeções financeiras da Nintendo são baseadas na suposição de tarifas americanas de 10% sobre produtos produzidos no Japão, Vietnã e Camboja, e de 145% sobre a China.
“O hardware para a América do Norte é produzido principalmente no Vietnã”, acrescentou.
A pesada tarifa “recíproca” de Trump de 46% sobre produtos do Vietnã está suspensa, enquanto as da China foram reduzidas.
A incerteza tarifária pode, de fato, levar os consumidores a comprar um Switch 2 mais cedo, porque eles estão preocupados de que o preço possa subir, disse Yang.
Charlotte Massicault, diretora de multimídia e jogos da gigante varejista francesa Fnac Darty, disse à AFP que a demanda de pré-venda está “bem acima do que imaginávamos”.
“Para nós, este será um recorde em termos de vendas no primeiro dia para um console de jogos”, disse ela.
O Switch 2 é “menos um produto voltado para a família e mais um produto ‘gamer'” em comparação ao Switch, disse ela.
“É isso que a Nintendo queria, e funciona.”
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Galípolo: 'Não devemos usar o IOF para arrecadar, e ciclo de alta de juros ainda está em discussão'
Temos avançado com Senado nas tratativas sobre autonomia financeira do BC, avalia Galípolo
70% dos Millennials e Geração Z no Brasil já utilizam IA no trabalho, revela pesquisa da Deloitte
JP Morgan Chase: CEO alerta sobre riscos da dívida para o mercado de títulos
Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi sem restrições