CNBC
In this pool photograph distributed by the Russian state agency Sputnik, Russian President Vladimir Putin looks on as he meets with students at the Sirius Educational Center in Sochi on May 19, 2025, after a telephone conversation with US President Donald Trump. (Photo by Alexander KAZAKOV / POOL / AFP)

CNBCMercados reagem a reunião Trump-Putin; analistas observam triunfo russo

Brasil

OMC confirma queixa formal do Brasil contra as tarifas comerciais dos EUA

Publicado 11/08/2025 • 17:46 | Atualizado há 2 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • A Organização Mundial do Comércio confirmou o recebimento da queixa formal do Brasil contra as tarifas comerciais dos Estados Unidos de 50% sobre os produtos brasileiros, nesta segunda-feira (11).
  • A OMC distribuiu o documento enviado pelo Brasil, no dia 5 de agosto, para o Órgão de Solução de Controvérsias, em acordo com o Artigo 4.4 do Entendimento sobre Regras e Procedimentos que Regem a Solução de Controvérsias (DSU).
Sede da OMC em Genebra, Suíça.

Sede da OMC em Genebra, Suíça.

Flickr/WTO/OMC

A Organização Mundial do Comércio confirmou o recebimento da queixa formal do Brasil contra as tarifas comerciais dos Estados Unidos de 50% sobre os produtos brasileiros, nesta segunda-feira (11).

A OMC distribuiu o documento enviado pelo Brasil, no dia 5 de agosto, para o Órgão de Solução de Controvérsias, em acordo com o Artigo 4.4 do Entendimento sobre Regras e Procedimentos
que Regem a Solução de Controvérsias (DSU).

Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Comercial
OMC nomeia integrante da Casa Branca de Trump como diretora-geral adjunta

O documento brasileiro cita o histórico das implementações das tarifas pelo presidente Trump, além de apontar em quais leis o governo americano estaria utilizando para justificar a imposição das tarifas recíprocas.

Com base nos documentos apontados, o documento também aponta as inconsistências e violações dos EUA identificadas pelo Brasil e considerações do país com base no Acordo Geral de Tarifas e Comércio de 1994.

A nota também aponta o direito do Brasil de fazer alegações adicionais durante o processo da solicitação e aponta a vontade do país de chegar em um acordo com os EUA.

“O Brasil aguarda ansiosamente uma resposta dos Estados Unidos a esta solicitação e a fixação de uma data mutuamente conveniente para a realização das consultas”, finaliza o documento.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil