BREAKING NEWS

Trump posiciona submarinos nucleares e escala tensão com a Rússia

CNBC
SUN VALLEY, IDAHO - 8 DE JULHO: O CEO da OpenAI, Sam Altman, fala com a imprensa ao chegar ao Sun Valley Lodge para a Conferência Allen & Company Sun Valley, em 8 de julho de 2025, em Sun Valley, Idaho. Todos os anos, algumas das figuras mais ricas e poderosas do mundo, das esferas da mídia, finanças, tecnologia e política, se reúnem no Sun Valley Resort para a conferência exclusiva de uma semana, organizada pelo banco de investimentos boutique Allen & Co. (Foto de Kevin Dietsch / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

CNBC OpenAI arrecada US$ 8,3 bilhões com usuários pagos do ChatGPT atingindo 5 milhões

Brasil

Pesquisa Atlas: em meio a tarifaço, aprovação de Lula ultrapassa reprovação pela primeira vez desde 2024

Publicado 31/07/2025 • 15:59 | Atualizado há 22 horas

Redação Times Brasil

Lula publica foto com boné "O Brasil é dos brasileiros"

Lula publica foto com boné "O Brasil é dos brasileiros"

X/@LulaOficial

O índice de aprovação do presidente Lula subiu pela primeira vez desde 2024, ultrapassando o percentual de desaprovação, de acordo com uma pesquisa realizada pela AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg.

A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (31), ocorre em meio ás respostas do presidente a tarifação dos Estados Unidos a produtos brasileiros e um dia após a assinatura de Trump ao decreto que oficializa o aumento da alíquota para 50%.

A aprovação do presidente passou para 50,2%, comparados aos 49,7% anteriores e o índice de desaprovação passou de 50,3% para 49,7%. Porém, os resultados da pesquisa oscilaram dentro da margem de erro, em dois pontos percentuais.

A aprovação do governo também segue uma tendência de melhora, iniciada em maio deste ano. De acordo com a pesquisa, 48,2% classificaram o governo como ruim/péssimo e 46,6% classificaram como ótimo/bom. No último levantamento, estes números correspondiam a 49,4% e 43,4%, respectivamente.

Guerra Comercial

A pesquisa ocorre em meio à guerra comercial iniciada pelo presidente americano Donald Trump, que apontou um aumento de 40% para a alíquota anterior de 10% sobre produtos brasileiros. Na quarta-feira (30), Trump assinou o decreto que oficializou esta medida.

Os Estados Unidos justificaram essa imposição com um suposto superávit da economia brasileira e pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula, desde o anúncio, vem criticando o governo dos Estados Unidos, afirmando que nenhum país pode interferir no Poder Judiciário do Brasil.

Logo após a assinatura do decreto, Lula divulgou uma carta oficial chamando de “inaceitável” a interferência dos Estados Unidos em processos judiciais brasileiros e “injustificável” a aplicação de tarifas às exportações brasileiras por motivações políticas.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil