Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Governo Lula: mais de 40% consideram administração “ruim ou péssima”, mostram pesquisas
Publicado 12/06/2025 • 19:45 | Atualizado há 2 meses
Tarifas dos EUA sobre medicamentos podem prejudicar algumas farmacêuticas mais do que outras
Negociadores dizem que aprovação de Trump é necessária para estender a pausa tarifária entre EUA e China
Acordo comercial entre EUA e UE pode ter um vencedor inesperado: o Reino Unido
CEO da AstraZeneca reforça compromisso com os EUA em meio a rumores sobre mudança de listagem
Índia supera China e se torna a maior exportadora de smartphones para os EUA
Publicado 12/06/2025 • 19:45 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente Lula em Paris.
As avaliações negativas do governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, seguem em patamares altos e estáveis no primeiro semestre de 2025, mostraram duas pesquisas divulgadas nesta quinta-feira (12), pela Ipsos-Ipec e pelo Datafolha.
A pesquisa Ipsos, realizada em junho com 2.000 eleitores em 132 municípios, indica que 43% dos brasileiros avalia a administração de Lula como “ruim ou péssima” — um aumento de dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, realizado em março.
A aprovação da gestão caiu de 27% para 25%, e 55% desaprovam a forma como o presidente governa, percentual que se manteve estável desde março.
Além disso, 58% da população afirma não confiar no presidente, número que também se manteve semelhante ao resultado do levantamento anterior. A diretora da Ipsos-Ipec, Márcia Cavallari, destacou que “esse é o pior resultado obtido por Lula em seus três mandatos”, ressaltando a dificuldade em recuperar a popularidade até o momento.
Leia mais:
Lula, em discurso em Mariana, reconhece ‘clima muito ruim’ na Câmara
Proposta para suspender aumento do IOF será votada com urgência, diz Motta
Os dados do Datafolha, que também divulgou a pesquisa nesta quinta-feira, reforçam esse cenário.
A pesquisa, realizada entre os dias 10 e 11 de junho com 2.004 eleitores em 136 municípios, aponta que 40% dos brasileiros classificam o governo Lula como “ruim ou péssimo”, número que oscilou dois pontos para mais em relação ao levantamento de abril, mas dentro da margem de erro.
Já os que consideram a gestão “ótima ou boa” somam 28%, uma leve queda em comparação aos 29% registrados no mês anterior. No quesito aprovação, 50% dos entrevistados desaprovam o governo, enquanto 46% aprovam.
O estudo também destaca que a queda na popularidade tem relação com episódios recentes, como o escândalo de fraudes nos descontos para aposentados pelo INSS, que impactou negativamente a imagem da gestão após uma breve melhora em abril.
Ambas as pesquisas identificam variações no apoio e na desaprovação conforme segmentos demográficos. A aprovação é mais forte entre eleitores que votaram em Lula em 2022, moradores do Nordeste, pessoas com menor escolaridade e renda, e em municípios menores.
Por outro lado, a desaprovação predomina entre eleitores que votaram em Jair Bolsonaro, pessoas com maior renda e escolaridade, evangélicos, homens e moradores das regiões Norte e Centro-Oeste.
A confiança no presidente também é maior entre grupos que avaliam positivamente seu governo e menor entre os que desaprovam a administração, com destaque para a desconfiança expressiva entre os jovens de 25 a 44 anos.
O cenário de popularidade de Lula em 2025 reflete desafios acumulados desde o início de seu terceiro mandato, quando a aprovação à sua forma de governar já registrava queda significativa.
Problemas como a “crise do Pix”, a alta dos preços dos alimentos e os recentes escândalos contribuíram para a deterioração da imagem do governo diante da opinião pública.
Especialistas apontam que, além da necessidade de respostas efetivas para os problemas econômicos e sociais, o governo enfrenta o desafio de recuperar a confiança e melhorar sua comunicação com a população para reverter os índices negativos.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Primeiro tsunami de 30 cm é observado no Japão
Tsunami atinge cidade russa; Fukushima no Japão é evacuada
Terras raras são trunfo da China na guerra comercial — EUA tentam reverter o jogo
Fed deve manter juros, mas reunião desta semana promete surpresas
Tarifas dos EUA sobre medicamentos podem prejudicar algumas farmacêuticas mais do que outras