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Petrobras entrega primeiro combustível sustentável de aviação produzido no Brasil

Publicado 06/12/2025 • 06:30 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Petrobras inicia venda do primeiro SAF produzido 100% no Brasil, com 3 mil m³ comercializados para distribuidoras que atuam no Aeroporto do Galeão
  • Combustível sustentável reduz emissões em até 87%, pode substituir o querosene de aviação sem mudanças técnicas e tem certificação ISCC-Corsia, atendendo às exigências internacionais que entrarão em vigor para voos brasileiros a partir de 2027
  • Estatal prepara expansão da produção, após estreia na Reduc; Revap já testou o processo, enquanto Replan e Regap devem iniciar operações comerciais de SAF em 2026

Refinaria da Petrobras.

Petrobras

O volume inicial, de 3 mil metros cúbicos (m³), do chamado combustível sustentável de aviação (SAF), o primeiro produzido integralmente no Brasil, foi comercializado com distribuidoras que atuam no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. A quantidade equivale a cerca de um dia de consumo total dos aeroportos do Estado. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (5) pela Petrobras.

O SAF pode substituir o querosene de aviação tradicional sem ajustes nas aeronaves nem na infraestrutura de abastecimento, o que permite sua adoção imediata pelo setor. Segundo a estatal, a solução pode ser um dos caminhos mais rápidos para reduzir emissões de poluentes da aviação global.

O combustível sustentável é produzido por coprocessamento no parque de refino da Petrobras, informou a presidente da estatal. Para Magda Chambriard, essa é uma solução que contribui para o cumprimento das metas de descarbonização do setor aéreo, destacando a iniciativa como estratégica.

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“É um produto competitivo, que atende a rigorosos padrões internacionais da aviação. Estamos oferecendo ao mercado nacional a possibilidade de atender às demandas globais”, acrescentou a presidente da Petrobras.

Voos internacionais

A partir de 2027, companhias aéreas brasileiras deverão usar SAF em voos internacionais, conforme as regras do programa Corsia, da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao). Nos voos domésticos, o uso será progressivamente exigido pela Lei do Combustível do Futuro.

O SAF lançado pela companhia tem certificação ISCC-Corsia, que confere o selo de sustentabilidade e rastreabilidade. O combustível utiliza um percentual de matéria-prima vegetal, como óleo técnico de milho (TCO) ou óleo de soja, processado junto ao querosene de base fóssil.

Segundo a Petrobras, a parcela renovável pode reduzir as emissões líquidas de CO₂ em até 87%. Apesar da origem diversa, o produto final é quimicamente idêntico ao querosene convencional em termos de segurança operacional, garante a estatal.

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As primeiras remessas foram produzidas na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense, certificada para produção e comercialização do SAF. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autoriza a Reduc a incorporar até 1,2% de matéria-prima renovável na rota atual de coprocessamento.

A Petrobras planeja expandir a produção: a Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos, em São Paulo, já realizou testes, e a Refinaria de Paulínia (Replan), também em São Paulo, e a Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais, devem iniciar atividades comerciais em 2026.

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