Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Rio projeta impacto de R$ 97 milhões com árvores de Natal da Lagoa e de Botafogo
Publicado 06/12/2025 • 11:15 | Atualizado há 1 hora
Meta enfrenta investigação antitruste na Europa por política de IA do WhatsApp
App obrigatório do governo indiano gera reação e acende alerta sobre liberdade na internet
Startup usa IA para criar bateria de poeira lunar para a Blue Origin
Microsoft anuncia aumento de preço de assinaturas do pacote Office
Foxconn, parceira da Nvidia, vê receita subir 26% impulsionada pelo boom da IA
Publicado 06/12/2025 • 11:15 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro
Árvore de Natal de Botafogo é novidade no Rio de Janeiro
A Prefeitura do Rio de Janeiro estima impacto econômico de R$ 96,9 milhões na cidade durante a temporada de Natal deste ano, impulsionado pela visita de 2,15 milhões de pessoas às duas grandes atrações natalinas da cidade: a tradicional Árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas, que volta a ser flutuante, e a recém-inaugurada Árvore da Enseada de Botafogo, que estreou no fim de novembro.
A projeção, calculada pela Riotur e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, considera o fluxo total esperado de visitantes e o efeito direto sobre setores como hospedagem, alimentação, comércio e transporte.
A prefeitura avalia que o período deve reforçar o turismo no período do verão, quando o Rio costuma receber até 5 milhões de turistas.
Leia mais:
Ibovespa B3 renova recorde e testa “fôlego do rali de Natal” com expectativa de corte de juros
Bolsa Família antecipa pagamento de fim de ano; confira quem recebe antes do Natal
A Árvore da Lagoa, patrocinada pela Petrobras e pelo Ministério do Turismo, será acesa neste sábado (6), desta vez com uma proposta de interação visual com o Cristo Redentor. A estrutura, que se tornou uma marca do Natal carioca, deve atrair boa parte dos mais de 2 milhões de visitantes previstos.
Já a Árvore da Enseada de Botafogo, inaugurada em 30 de novembro, aposta na grandiosidade e na criação de uma nova tradição natalina.
Com 80 metros de altura, 2,3 milhões de LEDs e investimento de R$ 25 milhões da Accioly Participações e da SRCOM, a atração arrancou com força: mais de 100 mil pessoas acompanharam a estreia, que contou com shows da Orquestra do Samba e de Pretinho da Serrinha, mesmo com interdições de trânsito no entorno.
A expectativa da prefeitura é que 650 mil pessoas visitem apenas a árvore de Botafogo ao longo da temporada.
Leia mais:
Vendas no Natal devem movimentar R$ 85 bi na economia, revela pesquisa
Natal do Ibirapuera: Investimento milionário promete atrair mais de três milhões de pessoas
O conjunto das atrações compõe o calendário do “Natal do Rio 2025”, que busca consolidar o período como um ativo turístico tão relevante quanto o Réveillon e o Carnaval.
Segundo o município, a estratégia une poder público e iniciativa privada para ampliar a oferta de eventos gratuitos, distribuir público por diferentes regiões da cidade e fortalecer a economia carioca num momento em que o turismo de verão volta a registrar números pré-pandemia.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Após suspensão, Agibank é multado em R$ 14 milhões pelo Procon; entenda o caso dos consignados
2
Liquidação do Banco Master tem recorde de credores; veja os valores que o FGC pode pagar
3
Quem tem dinheiro no Banco Master vai receber quando? Veja prazos do FGC em casos anteriores
4
Hapvida: ANS decide nesta sexta se empresa terá de refazer balanços e devolver quase R$ 1 bilhão
5
O que a Kalshi faz? Conheça a startup que tornou brasileira bilionária