CNBC

CNBCImportantes CEOs do setor imobiliário dizem que não há êxodo corporativo em Nova York após vitória de Mamdani

Notícias da política brasileira

Às vésperas da COP30, ministro do Turismo deixa o cargo por pressão do partido

Publicado 26/09/2025 • 16:29 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou sua saída do cargo nesta sexta-feira (26), após conversa com o presidente Lula, cumprindo a decisão de seu partido, o União Brasil.
  • Em 18 de setembro, o partido União Brasil deixou a base de apoio de Lula e deu prazo de 24 horas para que seus filiados entregassem cargos e funções comissionadas no governo federal.
  • Sabino continuará atuando como ministro até acompanhar Lula na inauguração de obras em Belém para a COP30, evento que ocorrerá em novembro, antes de deixar definitivamente a pasta.
Ministro do Turismo Celso Sabino.

Ministro do Turismo Celso Sabino.

Joédson Alves/Agência Brasil

O ministro do Turismo, Celso Sabino, oficializou, na tarde desta sexta-feira (26), a saída do comando da pasta. O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, após uma conversa entre ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e acontece a pouco mais de um mês do início da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA).

Sabino já havia sinalizado a Lula que deixaria o cargo por pressão de seu partido. Na semana passada, o União Brasil, pelo qual o agora ex-ministro se elegeu deputado federal, anunciou o desembarque da base de apoio do governo e deu um prazo de 24 horas para que seus filiados deixassem os cargos ou funções comissionadas no Executivo federal.

“Tive uma conversa hoje com o presidente da República, em virtude da decisão que o partido ao qual eu sou filiado tomou, de deixar o governo, e vim hoje aqui cumprir o meu papel”, disse à imprensa.

“Entreguei ao presidente a minha carta e o meu pedido de saída do Ministério do Turismo, cumprindo a decisão do meu partido”, completou.

Leia mais:
União Brasil dá 24 horas para ministro Celso Sabino e filiados deixarem cargos no governo
A dois meses da COP30, ministro do Turismo diz a Lula que vai entregar o cargo

Sabino, que é natural da capital paraense, afirmou que ainda cumprirá uma agenda como ministro ao lado de Lula. Ambos estarão em Belém, na próxima sexta-feira (3), para a inauguração de obras relacionadas à COP30, que ocorrerá na cidade entre 10 e 21 de novembro, com a presença de líderes mundiais.

“O presidente pediu que eu acompanhasse na entrega das obras que vai acontecer na próxima quinta-feira na cidade de Belém. Vou como ministro ainda”, disse.

Sabino assumiu o Ministério do Turismo em julho de 2023 e deixará definitivamente o cargo após esse compromisso.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira

;