Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Crise do metanol deflagra ‘cabo de guerra’ – com Lula e Tarcisio na disputa pelo protagonismo
Publicado 02/10/2025 • 18:24 | Atualizado há 2 meses
Câmara aprova por ampla maioria projeto que libera arquivos de Jeffrey Epstein
Príncipe herdeiro da Arábia Saudita vai aos EUA em primeira visita desde assassinato de jornalista opositor
Aposta de Buffett no Google vem duas décadas após fundadores dizerem que IPO foi “inspirado” pelo bilionário
Diretor do Fed defende corte de juros e cita preocupação com mercado de trabalho
CEO da Nvidia, Jensen Huang, surpreende com previsão de “meio trilhão” às vésperas de balanço
Publicado 02/10/2025 • 18:24 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Presidente Lula e governador de SP, Tarcisio de Freitas
Para além do problema de saúde pública, a adulteração de bebidas alcoólicas com metanol virou uma questão política. Com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), pré-candidatos ao Palácio do Planalto em 2026, as gestões federal e estadual disputam o protagonismo no combate à crise, com críticas nos bastidores e divergências em público.
Das 59 suspeitas de intoxicação, 53 estão em São Paulo. Na terça-feira, o Ministério da Justiça determinou à Polícia Federal a abertura de uma investigação sobre o caso, tomando a frente da situação. Em coletiva de imprensa, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, levantou a suspeita de envolvimento do PCC. Horas depois, Tarcisio convocou sua própria coletiva e disse não haver evidências de participação da facção.
Nos bastidores, integrantes do Palácio dos Bandeirantes reclamam que a fiscalização de bebidas envasadas é atribuição do Ministério da Agricultura e que não haveria motivo para a entrada da PF no caso.
Em outra frente, o Planalto patrocinou a aprovação, nesta quinta-feira, pela Câmara, da urgência de um projeto de lei que torna a adulteração de bebidas alcoólicas um crime hediondo. Ainda não há data para votação do mérito. A iniciativa foi prontamente abraçada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, correligionário de Tarcisio, mas que tem buscado pautas populares após sofrer desgaste com a aprovação da PEC da Blindagem — depois enterrada pelo Senado — e da urgência da anistia aos condenados por golpe de Estado.
O embate político deflagrado pela crise do metanol, porém, supera a polarização entre Lula e Tarcisio de Freitas, que pode herdar o espólio bolsonarista em 2026. Outro governador interessado na disputa presidencial, Ronaldo Caiado (União Brasil-Goiás), determinou uma inspeção generalizada em distribuidoras de bebidas para evitar contaminação com metanol. O fato é que, até o momento, não há casos suspeitos em Goiás.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings