CNBC

CNBCRepresentante de Trump desmente Casa Branca e muda prazo para compra de soja pela China

Notícias da política brasileira

Deputado é retirado à força de cadeira da Presidência da Câmara; entenda

Publicado 09/12/2025 • 18:40 | Atualizado há 7 horas

KEY POINTS

  • O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi retirado à força da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados por agentes de segurança.
  • O parlamentar fluminense havia ocupado a cadeira da Presidência da Casa em protesto contra o processo de cassação que corre contra ele.
  • O protesto de Glauber Braga ocorre um dia antes da votação de seu processo de cassação, que deve ocorrer nesta quarta-feira (10) no plenário.

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi retirado à força da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados por agentes de segurança na tarde desta terça-feira (9). O parlamentar carioca havia ocupado a cadeira da Presidência da Casa em protesto contra o processo de cassação que corre contra ele.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), deu a ordem para a retirada após a suspensão da sessão plenária. Durante toda a tarde, antes do protesto, Braga presidiu a sessão, conduzindo o período de discursos parlamentares.

Após o gesto, o plenário foi fechado, a transmissão da TV Câmara foi interrompida e a imprensa teve o acesso negado ao local.

Entenda o processo de cassação

O protesto de Glauber Braga ocorre um dia antes da votação de seu processo de cassação, que deve ocorrer nesta quarta-feira (10) no plenário. O pedido de cassação foi apresentado pelo Partido Novo em abril de 2024, após um tumulto ocorrido na Câmara que envolveu o militante do MBL Gabriel Costenaro e o deputado Kim Kataguiri (União-SP).

Segundo vídeos e depoimentos analisados pelo Conselho de Ética, a discussão verbal entre Braga e Costenaro escalou para empurrões e chutes do parlamentar, ao tentar retirar o militante à força das dependências da Casa.

Leia mais:
Lula pede para Trump prender dono da Refit em Miami
Câmara define prazo de votação do PL do Devedor Contumaz

Glauber afirmou ter reagido a “provocações constantes do grupo” e a ofensas direcionadas à honra de sua mãe, falecida semanas após o episódio.

Em abril deste ano, como forma de protesto anterior contra a decisão do Conselho de Ética, Glauber Braga já havia realizado uma greve de fome que durou nove dias. Durante o período, ele permaneceu no plenário consumindo apenas soro, água e isotônico, e perdeu cerca de cinco quilos, segundo familiares.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira

;