Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Exclusivo: governo espera que Ibama libere licença para Petrobras prospectar petróleo na Margem Equatorial, diz ministro
Publicado 20/02/2025 • 15:09 | Atualizado há 9 meses
A trajetória do Alibaba: como a pequena plataforma de vendas chinesa transformou-se no maior IPO da história
Hyundai apresenta conceito de SUV off-road e reforça aposta no mercado americano
Ucrânia sob pressão em meio a relatos de que Rússia e EUA elaboraram um plano de paz secreto
CEO da Nvidia, Jensen Huang, rejeita tese de bolha de IA: “Vemos algo muito diferente”
CEO da Williams-Sonoma diz que impacto das tarifas será maior no próximo trimestre
Publicado 20/02/2025 • 15:09 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, afirmou que a expectativa do governo é de que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) conceda em breve a licença necessária para a Petrobras realizar a prospecção de petróleo na Margem Equatorial.
Segundo Goés, todas as exigências do órgão ambiental foram cumpridas, incluindo a construção de um hospital para atendimento de fauna no município de Oiapoque (AP), que será concluído em março. “As condicionantes resolvidas, a expectativa é de resposta do Ibama”, disse, em entrevista exclusiva ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta quinta-feira (20).
Goés defendeu a exploração como estratégica para a economia brasileira, destacando que o pré-sal pode entrar em declínio até 2032. “Se rapidamente o Brasil não mobilizar essas reservas, isso pode comprometer muito a economia brasileira, a indústria e a agricultura, além de tornar o país um importador de combustível”, disse.
Ele ressaltou que o potencial da Margem Equatorial pode ultrapassar 16 bilhões de barris de petróleo, o que tornaria essa exploração essencial para garantir a transição energética e o crescimento da indústria nacional.
Sobre a polêmica envolvendo o Ibama, o ministro minimizou as críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao órgão e negou que haja qualquer relação entre a liberação da pesquisa e a realização da COP30, que ocorrerá em novembro.
“O Brasil tem entregue mais do que pactuou nas conferências mundiais. O mundo não tem cumprido suas metas, enquanto o Brasil é exemplo de responsabilidade ambiental”, disse. Goés ainda ressaltou que o estado do Amapá, onde ocorrerá a exploração inicial, é carbono negativo, ou seja, captura mais carbono do que emite.
O ministro também destacou que o governo está se preparando para os impactos econômicos da possível exploração. Segundo ele, o Estado e as comunidades tradicionais estão sendo capacitados para integrar a cadeia produtiva, incluindo a formação de mão de obra e o fortalecimento de setores como bioeconomia, agronegócio e pesca. “Precisamos garantir que os frutos da exploração de um recurso não renovável sejam investidos em setores sustentáveis”, afirmou.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
2
Roubo na joalheria Rolex do Shopping Iguatemi termina com sete presos em Campinas
3
O que acontece agora com quem tem CDBs do Banco Master?
4
Bitcoin cai ao menor nível desde abril
5
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG