Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Genial Quaest: Lula lidera todos os cenários para 2026; Flávio Bolsonaro se consolida como principal opositor
Publicado 11/02/2026 • 16:12 | Atualizado há 2 horas
YouTube star MrBeast compra o aplicativo de serviços financeiros Step, focado em jovens
Ações da BP caem 5% após petroleira suspender plano de recompra de ações
Kering, dona da Gucci, salta 10% após novo CEO traçar plano de retomada
Cadillac revela pintura para estreia na Fórmula 1 e é processada por Michael Bay
Oracle sobe 9% enquanto setor de tecnologia tenta se recuperar de perda de US$ 1 trilhão
Publicado 11/02/2026 • 16:12 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Montagem
Lula e Flávio Bolsonaro
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança na corrida ao Palácio do Planalto em todas as simulações de primeiro e segundo turno.
O levantamento também aponta a consolidação do senador Flávio Bolsonaro (PL) como o nome mais forte da oposição, ocupando um segundo lugar isolado em todos os sete cenários testados para o primeiro turno, com intenções de voto que variam entre 29% e 33%.
Nos confrontos diretos de segundo turno, Lula venceria todos os adversários. A disputa mais acirrada seria contra Flávio Bolsonaro, na qual o petista aparece com 43% contra 38% do senador, uma diferença de cinco pontos percentuais. Contra o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), a vantagem de Lula sobe para oito pontos (45% a 37%), chegando a uma distância de 19 pontos em um eventual embate contra Renan Santos (MBL).
A força do sobrenome Bolsonaro é um dos pilares da oposição: 55% dos eleitores acreditam que Lula venceria um candidato da família do ex-presidente, enquanto 35% apostam na vitória de um Bolsonaro. Contudo, quando o cenário exclui o sobrenome e apresenta um nome de união da direita, a percepção de vitória da oposição sobe para 40%, e a crença na vitória de Lula cai para 49%, sinalizando um teto eleitoral para a família do ex-mandatário.
A margem de erro estimada da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O estudo foi realizado entre os dias (5) e (9) de fevereiro, com 2.004 entrevistas presenciais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00249/2026.
De acordo com o levantamento, o presidente é rejeitado por 54% dos eleitores, um empate técnico com a de Flávio Bolsonaro (PL), que é de 55%. Ambos têm as maiores rejeições entre os pré-candidatos à Presidência da República.
A imagem negativa do atual presidente do País está estável desde dezembro de 2025. O auge da rejeição ao petista foi em maio do ano passado, com 57%. Em agosto, porém, recuou para 51%, e ao final do ano, subiu para os atuais 54%.
Já Flávio registrou sua maior rejeição em dezembro, com 60% afirmando que conhecem o filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro e não votariam nele. No mês seguinte, a imagem negativa do filho “zero um” de Bolsonaro foi para 55% e manteve-se na pesquisa atual.
Leia mais:
A cada quatro brasileiros, três apoiam o fim da escala 6×1 sem redução salarial; veja pesquisa
Kassab diz que candidatura de Tarcísio à Presidência é ‘página virada’
Lula e Flávio também possuem os maiores índices de “conhece e votaria” entre os pré-candidatos. O presidente aparece com 42% e o senador, com 36%. Enquanto esse é o maior índice positivo já registrado pelo filho de Bolsonaro na série histórica, Lula teve seu maior porcentual em agosto e outubro de 2025, com 47%, ainda sob os efeitos do tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra produtos brasileiros.
Com menor taxa de conhecimento, aparecem na sequência o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com rejeição de 40%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), com 35%; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 34%; e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), com 35%.
Entre os governadores de centro-direita e direita, Ratinho Jr. é o que possui a maior taxa de conhecimento e possibilidade de voto, com 23%. Os demais ultrapassam a taxa de 50% de desconhecimento e variam entre 10% e 14% de potencial de voto.
A permanência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no comando do País é mal vista por 57% dos eleitores, segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira. Outros 39% dizem acreditar que o presidente merece mais quatro anos à frente do Palácio do Planalto. De janeiro para fevereiro, a variação foi residual e na margem de erro. Antes, 56% diziam que ele não merecia mais quatro anos na Presidência e 40%, que ele merecia. A diferença subiu dois pontos porcentuais nesse período.
A percepção econômica continua sendo o maior desafio para o Planalto. Segundo a pesquisa, 41% dos brasileiros afirmam que a economia piorou nos últimos 12 meses, e 64% sentem que o poder de compra atual é menor do que há um ano. O preço dos alimentos segue pressionando a popularidade: 60% dos entrevistados notaram aumento nos preços no último mês.
O levantamento também mediu o “sentimento de medo” do eleitorado. O receio da volta de Jair Bolsonaro ao poder (atualmente preso) prevalece em 44% da população, embora tenha caído dois pontos desde janeiro. Já o medo de mais quatro anos de um governo Lula é compartilhado por 41% dos entrevistados.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Apresentador Ratinho recebe aval do governo do Paraná para construção de resort de luxo em área de preservação
2
Caso Epstein e Izabel Goulart: o que se sabe até então?
3
Tesouro Reserva: o que é e como funciona o novo título da B3?
4
Payroll: EUA criam o dobro de vagas de emprego que o esperado; desemprego cai para 4,3%
5
YouTube star MrBeast compra o aplicativo de serviços financeiros Step, focado em jovens