Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“O país está cansado de aumento de impostos”, diz Hugo Motta sobre elevação do IOF
Publicado 29/05/2025 • 12:59 | Atualizado há 3 meses
iPhone com ‘nível espacial’: Apple anuncia os modelos mais caros da empresa com tecnologia inovadora
Suprema Corte julgará caso de tarifas de Trump em rito acelerado
‘Um desastre colossal’: chefe de energia dos EUA critica plano de atingir zero em emissões líquidas até 2050
Trump se encontra com CEO da Rolex mesmo com tarifa de 39% sobre as importações de relógios suíços
Microsoft volta com o trabalho presencial: funcionários terão que ir ao escritório três vezes por semana
Publicado 29/05/2025 • 12:59 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quinta-feira (29) que a Casa poderá pautar, na semana seguinte, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que susta a decisão do governo federal de elevar a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
A declaração ocorreu após reunião de líderes na Câmara e encontro realizado na noite anterior com representantes do Executivo e do Congresso.
“Nosso país está cansado de aumento de impostos”, declarou Motta ao relatar o ambiente de insatisfação entre parlamentares da Câmara e do Senado. Segundo ele, a concessão de um prazo para a apresentação de alternativas visa manter o compromisso institucional e a responsabilidade fiscal.
Leia também:
Durigan: se IOF for alterado, traz ajuste na execução do Orçamento
“O impacto no crédito é severo”, diz Febraban sobre aumento do IOF; governo negocia ajustes
Stablecoins surgem como alternativa ao IOF em transações internacionais, diz Sarah Uska
A reunião, realizada na noite de quarta-feira (28), contou com a participação do presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (União-AP), do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), do líder do governo no Senado, senador Jacques Wagner (PT-BA), e do líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP).
Hugo Motta relatou que os parlamentares levaram ao governo a preocupação conjunta sobre o impacto da medida. Segundo ele, a decisão de elevar o IOF provocou forte insatisfação nas duas Casas Legislativas. “O senador Davi me disse que também o sentimento dos senadores e senadoras é igual ao da Câmara”, afirmou.
O presidente da Câmara informou que, devido à programação da próxima semana — com a realização de encontros parlamentares internacionais no âmbito do BRICS —, as sessões ordinárias ocorrerão apenas na segunda-feira (2). Com isso, ficou definido um prazo de cerca de dez dias para que o governo apresente alternativas à medida.
De acordo com Motta, o ministro da Fazenda explicou as razões que motivaram a decisão, mas a Câmara deixou claro que, caso não haja proposta ou se a decisão for mantida, o PDL poderá ser colocado em votação. “O governo também nos garantiu que pode ou não apresentar uma alternativa. Da mesma forma, deixamos claro que a nossa alternativa pode ser, sim, pautar o PDL”, declarou.
Durante o pronunciamento, Hugo Motta defendeu a adoção de medidas estruturantes para o enfrentamento das dificuldades fiscais do país. Ele destacou a importância de revisar as isenções fiscais, que somam aproximadamente R$ 1 trilhão entre benefícios públicos e do setor produtivo, além da necessidade de avançar com a reforma administrativa.
“Só isso irá ajudar a melhorar o ambiente econômico, para que o Brasil possa ter cada vez mais a condição de explorar seu potencial e ser um país que cresce, com justiça social, geração de emprego e renda”, disse.
O deputado informou ainda que o presidente da República estava em viagem durante a reunião e, por isso, ainda precisa se inteirar da situação para que o governo possa avaliar alternativas. A expectativa, segundo ele, é de que o diálogo continue ao longo dos próximos dias.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Falta de mão de obra qualificada vira crise e afeta 69% das indústrias no Brasil
Israel ataca residências em Doha, capital do Catar, com justificativa de serem alvos do Hamas; preço do petróleo sobe
Empresas brasileiras precisam se preparar para consumidores 50+ sob risco de perdas trilionárias
Dan Ives será presidente de empresa que comprará Worldcoin, apoiada por Sam Altman, para seu tesouro corporativo
Itaú demite mil funcionários após investigação sobre trabalho remoto