CNBC

CNBCTrump pedirá à Suprema Corte dos EUA a anulação do recurso sobre tarifas

Notícias da política brasileira

Julgamento no STF: advogado de Mauro Cid nega pressão de Moraes; defesa de Ramagem se pronuncia

Publicado 02/09/2025 • 15:17 | Atualizado há 6 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • O advogado Jair Alves Ferreira defendeu nesta terça-feira a validade da delação premiada firmada pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.
  • Em sua manifestação, o criminalista afirmou que não houve qualquer tipo de coação no processo e rebateu as alegações de outras defesas que questionam o acordo de colaboração.
  • “Isso aqui não é coação. Mauro Cid está reclamando da posição do delegado. Isso é direito”, disse o advogado.

O advogado Jair Alves Ferreira defendeu nesta terça-feira a validade da delação premiada firmada pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Em sua manifestação, o criminalista afirmou que não houve qualquer tipo de coação no processo e rebateu as alegações de outras defesas que questionam o acordo de colaboração.

“Isso aqui não é coação. Mauro Cid está reclamando da posição do delegado. Isso é direito”, disse o advogado.

Ferreira reconheceu que não concorda com o pedido de condenação feito pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, mas frisou que isso não configura intimidação: “Nós não concordamos com o pedido de condenação do ministro Gonet. Mas nem por isso eu posso dizer que ele me coagiu, nem o ministro Alexandre de Moraes, nem o delegado”.

A defesa acrescentou ainda que a atuação da ajudância de ordens “só atrapalhou a vida de Cid”, reforçando o argumento de que o militar agiu de forma voluntária ao aceitar colaborar com as investigações.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu a autonomia da Justiça durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e sete de seus aliados por tentativa de golpe de Estado. Ele falou após o ministro Alexandre de Moraes ter lido o relatório do caso, na abertura do júri.

Gonet apresentou os argumentos da Promotoria, que pede a condenação dos acusados, e afirmou que o Judiciário não pode ceder a pressões, em referência à preocupação de que o presidente norte-americano Donald Trump possa intensificar as ações contra o país em caso de condenação. “Crimes contra a democracia não devem ser tratados como devaneios utópicos”, afirmou.

Na véspera do julgamento, mercado financeiro demonstrou apreensão: o dólar subiu e o Ibovespa recuou. Investidores e setores produtivos acompanham de perto o julgamento,.

Bolsonaro e seus aliados mais próximos são considerados o “núcleo crucial” da trama golpista. O grupo responde a cinco crimes em ação penal que pode resultar em até 43 anos de prisão para o ex-presidente.

Times Brasil – Licenciado CNBC acompanha cada passo do julgamento, com informações ao vivo direto de Brasília e análises exclusivas sobre os impactos políticos e econômicos do processo.

A expectativa é de como a economia brasileira responderá a um a julgamento que é considerado histórico: pela primeira vez, um ex-presidente da República e parte de sua cúpula militar e política respondem no STF por crimes de tentativa de golpe de Estado. A ação expõe diretamente a articulação de autoridades de alto escalão para subverter o resultado eleitoral, colocando em xeque a própria democracia brasileira.

Foram reservadas cinco sessões para o julgamento: nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. A expectativa é que a decisão final seja anunciada na última data.

As duas primeiras sessões ocorrem nesta terça-feira: das 9h às 12h e das 14h às 19h. O julgamento começou com a leitura do relatório do ministro Alexandre de Moraes, que relembra todas as etapas do processo judicial e detalha as acusações feitas pela PGR. Não há limite de tempo para essa leitura.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira