Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Julgamento no STF: advogado de Mauro Cid nega pressão de Moraes; defesa de Ramagem se pronuncia
Publicado 02/09/2025 • 15:17 | Atualizado há 4 meses
Grupo TIM ganha indenização judicial bilionária na Itália
Após mudança de tom de Trump, Departamento de Justiça libera milhares de arquivos Epstein
Palo Alto Networks amplia parceria com Google Cloud em acordo multibilionário
TikTok assina acordo para criar nova joint venture nos EUA; entenda
O que vem pela frente para a mídia em 2026? Executivos anônimos fazem previsões ousadas
Publicado 02/09/2025 • 15:17 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
O advogado Jair Alves Ferreira defendeu nesta terça-feira a validade da delação premiada firmada pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Em sua manifestação, o criminalista afirmou que não houve qualquer tipo de coação no processo e rebateu as alegações de outras defesas que questionam o acordo de colaboração.
“Isso aqui não é coação. Mauro Cid está reclamando da posição do delegado. Isso é direito”, disse o advogado.
Ferreira reconheceu que não concorda com o pedido de condenação feito pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, mas frisou que isso não configura intimidação: “Nós não concordamos com o pedido de condenação do ministro Gonet. Mas nem por isso eu posso dizer que ele me coagiu, nem o ministro Alexandre de Moraes, nem o delegado”.
A defesa acrescentou ainda que a atuação da ajudância de ordens “só atrapalhou a vida de Cid”, reforçando o argumento de que o militar agiu de forma voluntária ao aceitar colaborar com as investigações.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu a autonomia da Justiça durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e sete de seus aliados por tentativa de golpe de Estado. Ele falou após o ministro Alexandre de Moraes ter lido o relatório do caso, na abertura do júri.
Gonet apresentou os argumentos da Promotoria, que pede a condenação dos acusados, e afirmou que o Judiciário não pode ceder a pressões, em referência à preocupação de que o presidente norte-americano Donald Trump possa intensificar as ações contra o país em caso de condenação. “Crimes contra a democracia não devem ser tratados como devaneios utópicos”, afirmou.
Na véspera do julgamento, o mercado financeiro demonstrou apreensão: o dólar subiu e o Ibovespa recuou. Investidores e setores produtivos acompanham de perto o julgamento,.
Bolsonaro e seus aliados mais próximos são considerados o “núcleo crucial” da trama golpista. O grupo responde a cinco crimes em ação penal que pode resultar em até 43 anos de prisão para o ex-presidente.
O Times Brasil – Licenciado CNBC acompanha cada passo do julgamento, com informações ao vivo direto de Brasília e análises exclusivas sobre os impactos políticos e econômicos do processo.
A expectativa é de como a economia brasileira responderá a um a julgamento que é considerado histórico: pela primeira vez, um ex-presidente da República e parte de sua cúpula militar e política respondem no STF por crimes de tentativa de golpe de Estado. A ação expõe diretamente a articulação de autoridades de alto escalão para subverter o resultado eleitoral, colocando em xeque a própria democracia brasileira.
Foram reservadas cinco sessões para o julgamento: nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. A expectativa é que a decisão final seja anunciada na última data.
As duas primeiras sessões ocorrem nesta terça-feira: das 9h às 12h e das 14h às 19h. O julgamento começou com a leitura do relatório do ministro Alexandre de Moraes, que relembra todas as etapas do processo judicial e detalha as acusações feitas pela PGR. Não há limite de tempo para essa leitura.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
IPVA 2026: como consultar o valor em São Paulo? Confira o passo a passo
2
Por que a Warner Bros. considera a Netflix mais estratégica que a Paramount para uma fusão
3
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
4
Com prejuízo bilionário, Correios veem crise do plano de saúde acelerar urgência por crédito
5
Mega da Virada: quanto custa apostar e concorrer ao prêmio?