Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Lula liga para parabenizar Alcolumbre, por intermédio de Randolfe Rodrigues; Bolsonaro também o contata
Publicado 01/02/2025 • 16:45 | Atualizado há 7 meses
Keurig Dr Pepper compra empresa holandesa JDE Peet’s, dona da Pilão, por US$ 18 bi
Trump questiona se EUA podem ‘fazer negócios’ na Coreia do Sul antes da visita do presidente
Nvidia lança chip Jetson AGX Thor para impulsionar robótica com alta performance e IA
Intel alerta sobre riscos e incertezas após venda de 10% das ações ao governo Trump
Empresas de Musk processam Apple e OpenAI por esquema anticompetitivo
Publicado 01/02/2025 • 16:45 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Iano Andrade/CNI
Instantes após o anúncio da vitória, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), recebeu um telefonema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O responsável por fazer a ponte entre eles foi o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), que é do mesmo Estado de Alcolumbre.
Randolfe, inclusive, é visto por aliados de Lula como essencial para a manutenção da boa relação com o novo presidente do Senado. Isto porque o governo quer estar em sintonia com Alcolumbre no Amapá para mantê-lo por perto nos próximos dois anos e evitar sobressaltos.
A mesma estratégia deve ser usada na Paraíba com o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), favorito para assumir o comando na Câmara. A avaliação é que se os chefes do Legislativo contarem com o apoio do governo federal e com as alianças nas disputais locais possuirão menos de se rebelar.
Além de Lula, Alcolumbre também recebeu telefone do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Neste caso, a ligação ocorreu através do celular do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Os dois contatos demonstram o amplo apoio recebido por Alcolumbre, que iniciou a campanha cerca de um ano antes do pleito – e agora já faz planos para se reeleger em 2027.
Na visão de parlamentares ouvidos pelo Times Brasil, o apoio massivo a Alcolumbre demonstra a intenção do Congresso em ter uma defesa mais firme da instituição especialmente diante da ofensiva do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as emendas.
Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
Programa Conecta gov.br alcança economia estimada de R$ 3 bilhões no primeiro semestre de 2025 com integração entre sistemas
Mercado imobiliário em alerta: entenda os motivos de queda na intenção de compra de imóveis
CCJ do Senado pauta PEC da autonomia financeira do Banco Central para 20 de agosto
Ações da Orsted caem 17% para mínima histórica após governo dos EUA suspender construção de projeto eólico
Petrobras anuncia Ricardo Wagner de Araújo como novo Diretor Executivo de Governança e Conformidade