Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
PF apura se filho de Lula foi ‘sócio oculto’ do Careca do INSS
Publicado 07/01/2026 • 14:42 | Atualizado há 24 horas
Ford prepara elétrico acessível que dirige sozinho para 2028
Google adiciona recursos do Gemini, como resumos de conversas, ao Gmail
Venezuela vai comprar apenas produtos americanos com dinheiro do petróleo, diz Trump
Google chega a um acordo com plataforma de IA sobre suicídios de menores; entenda o caso
A nova função do ChatGPT que deve mudar sua relação com a saúde
Publicado 07/01/2026 • 14:42 | Atualizado há 24 horas
KEY POINTS
Montagem
Fábio Luís Lula da Silva e Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS
A Polícia Federal informou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o nome do filho do presidente Lula, Fábio Luís Lula da Silva, apareceu em investigações que apuram o esquema bilionário de descontos indevidos em aposentadorias do INSS.
O principal ponto da investigação apura a suspeita de que ‘Lulinha’ tenha sido mencionado como um possível “sócio oculto” do chamado Careca do INSS, o empresário Antônio Camilo Antunes, apontado pela PF como líder do esquema.
Segundo os investigadores, a linha de análise considera a possibilidade de que essa eventual conexão tenha se dado por intermédio da empresária Roberta Luchsinger, amiga próxima de Fábio Luís, que também manteve vínculos comerciais com Camilo.
Leia também:
As informações constam em representação enviada ao ministro André Mendonça e foram divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo. Apesar das citações, os investigadores ressaltam que, até o momento, não há indícios de participação direta dele nos crimes investigados.
De acordo com a Polícia Federal, as citações aparecem em três frentes distintas de informações coletadas durante a investigação: relatos colhidos em depoimentos, conversas recuperadas de telefones celulares e dados sobre movimentações e deslocamentos.
Um dos elementos citados na apuração é o depoimento do empresário Edson Claro, ex-sócio do Careca do INSS em um empreendimento ligado à cannabis medicinal. Ele afirmou ter ouvido de Antônio Camilo que Fábio Luís seria sócio do projeto e que Roberta atuaria em ações de lobby junto ao Ministério da Saúde. O relato também menciona supostos repasses financeiros, inclusive pagamentos mensais, alegações que, segundo a PF, não foram comprovadas até o momento.
Outro conjunto de referências vem de conversas extraídas de celulares de Antônio Camilo e de Roberta Luchsinger. Nas mensagens analisadas, aparecem comentários sobre pagamentos associados ao “filho do rapaz” e demonstrações de preocupação com a possibilidade de o nome de Fábio Luís ser ligado publicamente ao caso.
A defesa de Fábio Luís nega qualquer vínculo com o INSS ou com Antônio Camilo, o ‘Careca do INSS’, e classifica as referências como ilações. Procurada, a defesa da empresária Roberta Luchsinger afirma que ela “jamais teve qualquer relação com descontos do INSS” e foi procurada no ano passado pela “empresa de Antônio Carlos Camilo Antunes para “atuação na regulação do setor de empresas de canabidiol”.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Banco Master: FGC trava R$ 41 bilhões e acende alerta regulatório
2
Novas ações da Azul passam a ser negociadas nesta quinta (8) mas despencam após leilão
3
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50
4
Cimed sacode o mercado fitness e estreia nos suplementos com a marca Urso
5
EUA anunciam novas diretrizes nutricionais; veja o que muda