Rui Costa desembarca na China para debater parcerias de investimentos com o Brasil
Publicado 27/04/2025 • 14:51 | Atualizado há 5 horas
Americanos têm flashbacks de 2008, enquanto tarifas aumentam temores de recessão
Era de ‘reenergização’ da infraestrutura de energia eólica nos EUA começa
Sou terapeuta e já trabalhei com mais de 100 casais — já vi 5 hábitos irritantes ‘destruírem’ relacionamentos
Turistas internacionais caem nos EUA, mas americanos não param de viajar para o exterior
Como a ascensão do TikTok desencadeou uma corrida por vídeos curtos
Publicado 27/04/2025 • 14:51 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
O ministro da Casl Civil, Rui Costa, desembarcou em Pequim, na China, neste domingo (27). Segundo o governo, o encontro é para adiantar conversas sobre as parcerias de investimentos “que o presidente Lula deve concretizar junto ao presidente Xi Jinping no mês de maio.”
Mais cedo, Rui Costa se reuniu com Zheng Shanjie, ministro da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China. “Estamos buscando materializar e acelerar a mudança no patamar de relação entre Brasil e China, apostando no diálogo e na integração para promover benefícios mútuos”, disse.
Leia também:
O ministro ainda esteve na sede da empresa CCCC (China Communications Construction Company) e se encontrou com empresários do setor de infraestrutura. Ele apresentou a carteira de concessão de rodovias do Brasil e destacou a previsão de realização de 14 leilões até o final de 2025, com expectativa de investimentos de cerca de US$ 50 bilhões.
A missão também busca atrair investidores para projetos do Novo PAC. Entre as áreas de interesse estão a expansão de parcerias com a CRRC, maior fabricante de material rodante do mundo, que já atua em metrôs de São Paulo e Belo Horizonte, e a ampliação de investimentos em armazenamento de energia com a Windey Energy.
Liderada por Rui Costa, a comitiva brasileira também conta com o ministro das Comunicações, Frederico Filho, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, além de representantes dos ministérios dos Transportes, Saúde, Indústria e Comércio, Minas e Energia e do BNDES, com compromissos em Pequim e Xangai.
A agenda ainda inclui reuniões com autoridades do governo chinês e representantes de empresas públicas e privadas dos setores de infraestrutura, saúde e tecnologia.
Antes da viagem, o minstro já havia se reunido no Brasil com o embaixador chinês Zhu Qingqiao e representantes de empresas estratégicas para os projetos brasileiros.
A agenda na China inclui ainda um encontro com a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Banco dos Brics (NDB), em Xangai. O retorno da comitiva ao Brasil está previsto para quinta-feira (1º de maio).
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings