Por que as ações da GM estão sendo as mais afetadas pelas tarifas automotivas de Trump?
Publicado 27/03/2025 • 16:38 | Atualizado há 3 dias
Como o TikTok Shop está superando a Amazon e Temu no espaço de compras via redes sociais
Número de mortos no terremoto de Mianmar passa de mil; mais corpos são retirados dos escombros
Imagens virais de IA no estilo Studio Ghibli reacendem debate sobre direitos autorais
EUA alertam para que empresas europeias cumpram ordem contra programas de DEI
Os 10 prós e contras de morar sozinho pela primeira vez, segundo psicóloga
Publicado 27/03/2025 • 16:38 | Atualizado há 3 dias
KEY POINTS
General Motors (GM).
Foto: REUTERS/Rebecca Cook/File Photo
Enquanto as ações do setor automotivo reagiam ao mais recente anúncio de tarifas de Washington, D.C., nesta quinta-feira (27), a General Motors foi a mais impactada.
As ações da GM caíram mais de 6% no meio da manhã, um desempenho muito pior do que Ford e Stellantis, que perderam cerca de 2% e 1%, respectivamente. Já as ações da Tesla subiram mais de 5%.
A diferença se deve à quantidade de veículos que a GM importa e à sua forte exposição ao México.
“Tesla e Ford parecem estar mais protegidas devido à localização de suas instalações de montagem, embora a Ford tenha alguma exposição adicional devido à importação de motores”, escreveram analistas do Deutsche Bank em um relatório na quinta-feira. “A GM é a mais exposta ao México.”
O presidente Donald Trump anunciou na última quarta-feira (26) que seu governo imporia tarifas de 25% sobre “todos os carros que não forem fabricados nos Estados Unidos” e sobre algumas peças automotivas.
A ordem executiva assinada permite alguma flexibilização para componentes que cumpram o Acordo EUA-México-Canadá, mas ainda não está claro como isso afetará a indústria automotiva norte-americana.
O México foi responsável por 16,2% das importações de veículos para os EUA em 2024, segundo a GlobalData, sendo o maior fornecedor. Esse percentual é o dobro do registrado pela Coreia do Sul e pelo Japão, segundo e terceiro maiores exportadores, respectivamente.
De acordo com o analista Dan Levy, do Barclays, cerca de 52% dos veículos da GM vendidos nos EUA nos três primeiros trimestres de 2024 foram montados no país. Isso significa que 30% foram montados no Canadá e no México, e outros 18% vieram de outros países.
Levy também destacou que a GM depende fortemente do México e da Coreia do Sul para a produção de alguns de seus SUVs compactos, como os modelos Equinox e Blazer.
“Cerca de metade das vendas da GM nos EUA são de veículos produzidos no país, mas as peças importadas são uma preocupação”, afirmou ele.
No mesmo período, 57% dos veículos da Stellantis e 78% dos da Ford vendidos nos EUA foram montados no país. Levy relatou que a Stellantis montou 39% de seus veículos vendidos nos EUA no Canadá e no México, enquanto a Ford montou apenas 21% fora do país.
Emmanuel Rosner, da Wolfe Research, afirmou que as tarifas afetam principalmente montadoras de marcas estrangeiras, mas observou que 15% dos veículos da GM vendidos nos EUA vêm da Coreia do Sul.
John Murphy, do Bank of America, disse que, em comparação com o mercado automotivo em geral, a GM está “relativamente exposta às tarifas” e pode precisar reequilibrar sua produção.
As ações da GM acumulam uma queda de 13% no ano. Os papéis da empresa caíram drasticamente no final de janeiro, depois que investidores ficaram preocupados com o fato de que a montadora não abordou a questão das tarifas em seu último relatório de resultados.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Pesquisas no Google sobre 'como reduzir o estresse' batem recorde; médica explica o que pode ajudar
Especialista avalia expectativas e impactos da aquisição do Banco Master pelo BRB
Trump diz que está “muito bravo” e “chateado” com Putin durante entrevista à NBC News
Como o TikTok Shop está superando a Amazon e Temu no espaço de compras via redes sociais
Cruz Vermelha busca mais de US$ 100 milhões para vítimas de terremoto em Mianmar