Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘Presiq vai tornar a indústria química mais eficiente e sustentável’, diz presidente-executivo da Abiquim
Publicado 18/11/2025 • 20:15 | Atualizado há 3 horas
Câmara aprova por ampla maioria projeto que libera arquivos de Jeffrey Epstein
Príncipe herdeiro da Arábia Saudita vai aos EUA em primeira visita desde assassinato de jornalista opositor
Aposta de Buffett no Google vem duas décadas após fundadores dizerem que IPO foi “inspirado” pelo bilionário
Diretor do Fed defende corte de juros e cita preocupação com mercado de trabalho
CEO da Nvidia, Jensen Huang, surpreende com previsão de “meio trilhão” às vésperas de balanço
Publicado 18/11/2025 • 20:15 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
O Senado aprovou o Projeto de Lei 892/2025, que cria o Programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química (Presiq), que agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O objetivo do projeto é promover a modernização da indústria química no Brasil, com incentivos à redução das emissões de carbono e ao uso de matérias-primas renováveis.
“Esse projeto prevê dois blocos de estímulo. O primeiro bloco visa reduzir o custo de aquisição das matérias-primas essenciais para a indústria petroquímica, como petróleo, gás natural, e derivados como etano e nafta petroquímica”, afirmou André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
De acordo com ele, o grande problema do Brasil é exportar essas matérias-primas em estado bruto e não agregar valor. “O Presiq vem para mudar isso, oferecendo uma redução tributária sobre esses insumos, o que vai reduzir o custo para a indústria brasileira e incentivar a transformação dessas matérias-primas dentro do país. O resultado disso será o aumento da produção de bens industriais químicos e a geração de mais valor e mais emprego no Brasil”, explicou.
Leia mais:
O que é Cloudflare? Entenda o serviço que deixou sites instáveis
Após liquidação extrajudicial do Banco Master, Ibovespa B3 e dólar fecham em queda
Ele acrescentou: “O segundo bloco do Presiq visa incentivar novos investimentos nas fábricas, como na modernização de plantas e na adaptação para o uso de matérias-primas renováveis. Isso inclui a adoção de processos que reduzem as emissões de carbono e a melhoria da capacidade produtiva das empresas, tornando-as mais competitivas”.
Um dos pontos chave do Presiq é a inclusão de duas contrapartidas para as empresas participantes. “O programa exige que as indústrias se comprometam a preservar o emprego, o que é fundamental para garantir a estabilidade social e econômica. Além disso, as empresas devem investir 10% do benefício tributário que receberem em pesquisa e desenvolvimento, em inovação. Isso vai garantir que a indústria não apenas se modernize, mas também que se torne mais inovadora e competitiva no longo prazo”, afirmou.
Em relação à descarbonização da indústria química, Cordeiro explicou que, embora essa transição demande investimentos iniciais, o Presiq oferece incentivos fiscais para mitigar os custos: “O programa já prevê incentivos para o uso de matérias-primas renováveis e processos mais limpos, o que vai ajudar a compensar esses custos iniciais. Além disso, ao mesmo tempo em que reduz a carga tributária, o programa busca tornar as fábricas mais eficientes e sustentáveis, gerando uma economia de longo prazo e beneficiando o meio ambiente”.
Quando questionado sobre o impacto imediato do projeto, Cordeiro foi otimista: “As mudanças já começam a ter efeito imediato. Se o presidente sancionar o projeto dentro do prazo, as empresas já podem começar a se planejar e se preparar para aumentar a produção e realizar novos investimentos. Isso é importante porque as empresas precisam de segurança jurídica para tomar decisões de investimento”.
O executivo da Abiquim também falou sobre a tarifa imposta pelos Estados Unidos à indústria química brasileira. “Nós mantemos a expectativa de que haverá uma redução da sobretaxa de 40% que os EUA impuseram aos produtos químicos brasileiros. O impacto disso é significativo porque muitas empresas têm fábricas tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, e essa tarifa está prejudicando processos produtivos integrados”.
Ele finalizou sua fala destacando que “a sanção do projeto será um marco importante para a indústria química brasileira, pois vai trazer mais competitividade, sustentabilidade e inovação para o setor, o que, sem dúvida, trará benefícios para toda a economia brasileira”.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
O que acontece agora com quem tem CDBs do Banco Master?
2
Pagamentos do Banco Master vão drenar um terço da liquidez do FGC
3
O que é Cloudflare? Entenda o serviço que deixou sites instáveis
4
Banco Master: crise expõe risco que investidores, empresas e até aposentados correm quando ultrapassam limite do FGC
5
Banco Master: quem é Augusto Lima, principal sócio de Vorcaro, que também foi preso?