CNBC
Jensen Huang, CEO da Nvidia.

CNBCCEO da Nvidia, Jensen Huang, diz que levar chip de IA Blackwell para a China ‘é uma possibilidade real’

Brasil

Produção nacional de petróleo e de gás natural alcança recorde em julho

Publicado 01/09/2025 • 11:54 | Atualizado há 6 horas

Agência DC News

KEY POINTS

  • No pré-sal, que operou em 169 poços, também houve novo recorde e o campo de Tupi, na Bacia de Santos, foi o maior produtor
  • Números são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)
  • Os campos operados pela Petrobras, sozinha ou em consórcio com outras empresas, foram responsáveis por 89,78% do total produzido
Plataforma de petróleo.

Plataforma de petróleo.

Imagem de atlascompany no Freepik criada com IA

O mês de julho registrou recorde histórico na produção total de petróleo e de gás no país, atingindo 5,160 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) e superando, pela primeira vez, a marca dos 5 milhões de boe/d. Os números são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que divulgou hoje (1°) o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural referente a julho que traz os dados consolidados da produção nacional.

Com relação ao petróleo, foram extraídos 3,959 milhões de barris por dia (bbl/d), um aumento de 5,4% na comparação com o mês anterior e de 22,5% em relação ao mesmo mês de 2024. Já a produção de gás natural em julho foi de 190,89 milhões de metros cúbicos por dia (m/d). Houve crescimento de 5,1% frente a junho e de 26,1% na comparação com julho de 2024. 

O pré-sal também teve novo recorde na produção de petróleo e gás natural, que foi de 4,077milhões de boe/d. Trata-se de um aumento de 5,6% em relação ao mês anterior e de 24,2% se comparado a julho de 2024. 

A produção do pré-sal, que ocorreu por meio de 169 poços, correspondeu, no mês, a 79,1% do total nacional. Separadamente, a produção de petróleo foi de 3,148 milhões de bbl/d (pela primeira vez ultrapassando os 3 milhões de bbl/d) e a de gás natural, de 147,66 milhões de m³/d. 

Saiba mais:

Gigante do petróleo Equinor apoia Orsted enquanto Trump crítica setor de energia eólica offshore

Raízen vende duas usinas no Mato Grosso do Sul por R$ 1,54 bilhão

O aproveitamento de gás natural foi de 97,1%. Foram disponibilizados ao mercado 63,81 milhões de m³ e a queima foi de 5,48 milhões de m/d. A queima recuou 9% se comparada ao mês anterior e teve aumento de 62,1% na comparação com julho de 2024. 

A queda se deu em função do fato de o comissionamento da nova FPSO no Campo de Mero já estar em sua fase final. Na origem da produção no mês, os campos marítimos produziram 97,7% do petróleo e 86,1% do gás natural. 

Os campos operados pela Petrobras, sozinha ou em consórcio com outras empresas, foram responsáveis por 89,78% do total produzido. A produção teve origem em 6.601 poços, sendo 568 marítimos e 6.033 terrestres. 

Em julho, o campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor, registrando 799,37 bbl/d de petróleo e 40,53 milhões de m/d de gás natural. Já a instalação com a maior produção foi o FPSO Guanabara, na jazida compartilhada de Mero, com 184.383 bbl/d de petróleo e 12,09 milhões de m³/d de gás natural. 

Variações na produção são esperadas e podem ocorrer devido a fatores como paradas programadas de unidades de produção em função de manutenção, entrada em operação de poços, parada de poços para manutenção ou limpeza, início de comissionamento de novas unidades de produção, dentre outros. Tais ações são típicas da produção de petróleo e gás natural e buscam a operação estável e contínua, bem como o aumento da produção ao longo do tempo.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil