CNBC

CNBCMicron deixa mercado de memória para consumidores e foca chips de IA

Notícias do Brasil

Quando China e Europa pararem de comprar, podem voltar a falar comigo, diz Lula à bancada ruralista

Publicado 04/12/2025 • 15:40 | Atualizado há 9 minutos

KEY POINTS

  • Lula disse que deputados do agronegócio que derrubaram seus vetos ao licenciamento ambiental podem voltar a procurá-lo se China e Europa adotarem restrições e reduzirem compras de commodities brasileiras
  • O presidente afirmou que alertou sobre riscos comerciais e que os vetos foram impostos para “proteger o agro” diante de exigências ambientais mais rígidas de importadores
  • Lula reforçou que fragilizar regras de sustentabilidade ameaça o acesso do Brasil aos principais mercados e destacou a vantagem competitiva do país em energia renovável

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, diante de um eventual cenário de suspensão de compras de commodities brasileiras por parceiros internacionais, parlamentares do agronegócio que se colocaram contra seus vetos ao projeto de licenciamento ambiental podem voltar a procurá-lo para intermediar negociações diplomáticas.

O chefe do Executivo disse que a própria bancada ruralista pode enfrentar pressões caso importadores adotem restrições ambientais mais severas.

Leia mais:
Lula liga para Trump e cobra fim de tarifas sobre produtos brasileiros
Tarifaço: Trump e Lula trocam elogios e projetam novas parcerias

“Essa mesma gente que derrubou meu veto, quando a China e a Europa parar de comprar vão vir falar comigo”, afirmou, mencionando outros parceiros comerciais como Estados Unidos e Rússia.

Em discurso durante a 6ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável (CDESS), o presidente afirmou ainda que os congressistas ignoraram alertas internos sobre os riscos comerciais associados ao enfraquecimento das regras ambientais.

“Se a bancada do agronegócio ouvisse Eraí Maggi, não teriam derrubado vetos sobre licenciamento ambiental”, declarou, em referência ao empresário que também discursou no evento.

Leia mais:
Lula nega conflito com o Congresso, mas chama emendas impositivas de “erro histórico”
Lula cobra indústria e diz que Brasil precisa “produzir para o povo” para recuperar economia

O presidente reforçou que os vetos foram impostos para evitar prejuízos futuros ao setor. “Não vetamos licenciamento porque não gostamos do agro, mas para proteger o agro”, completou.

Ele afirmou que medidas que fragilizem a sustentabilidade da produção podem dificultar o acesso aos principais mercados internacionais.

O presidente defendeu que o Brasil avance em práticas sustentáveis para garantir competitividade e lembrou que o país opera com níveis de energia renovável superiores aos de economias desenvolvidas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;