CNBC
Sede global da Nvidia em Santa Clara, na Califórina, Estados Unidos

CNBCNvidia supera resultados financeiros com aumento de 56% na receita do data center

Brasil

Risco Fiscal ultrapassa cenário internacional como maior preocupação das instituições financeiras, aponta Banco Central

Publicado 28/08/2025 • 18:07 | Atualizado há 5 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • A preocupação com o risco fiscal subiu em 8% entre as instituições, superando o cenário internacional como principal ameaça.
  • O receio com a inadimplência e a atividade econômica também aumentou, passando em 4% no período de maio a agosto.
  • A pesquisa do Banco Central aponta a sustentabilidade da dívida pública e os juros elevados como focos de atenção para analistas.

Unsplash.

Preocupação com a política fiscal avança e se torna a maior ameaça à estabilidade econômica.

O risco fiscal ultrapassou o internacional como principal preocupação das instituições financeiras, de acordo com levantamento do Banco Central. Entre maio e agosto, a fatia das que apontam a política fiscal como ameaça à estabilidade financeira subiu de 30% para 38%. No mesmo intervalo, a preocupação com o cenário internacional diminuiu, passando de 39% para 30%. Já as menções ligadas à inadimplência e atividade econômica aumentaram de 12% para 16%.

O relatório da Pesquisa de Estabilidade Financeira destaca que, para os analistas, “continua a percepção de que os riscos principais vêm de três frentes: cenário internacional (incertezas quanto aos efeitos das medidas tarifárias dos EUA), fiscal (sustentabilidade da dívida pública e impactos da política fiscal na política monetária) e inadimplência e atividade (preocupação com a demanda externa e alto endividamento em um ambiente de taxas de juros elevadas)”, afirmou o Banco Central.

Pesquisa do BC: preocupação fiscal, inadimplência e juros altos impactam o sistema financeiro.

Outros riscos ganham relevância no cenário financeiro

Além disso, riscos operacionais e o patamar da Selic oscilaram levemente, passando de 2% para 3%. O Banco Central também ressalta que a relevância dos riscos cibernéticos aumentou com a digitalização do sistema financeiro. Outros riscos tiveram queda nas citações, de 15% para 10%.

O índice de confiança no Sistema Financeiro Nacional registrou recuo, indo de 75,0 para 74,45 pontos, mas segue em patamar considerado elevado. Segundo o levantamento, 90% dos participantes acreditam que o Adicional Contracíclico de Capital Principal do Brasil deve ser mantido em zero, posição que, para a maioria, deve continuar.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil