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São Paulo Fashion Week estreia com missão de consolidar a moda como ‘ativo de negócio e identidade do país’

Publicado 13/10/2025 • 22:19 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • A São Paulo Fashion Week estreou nesta segunda-feira (13) com o estilista João Pimenta abrindo a temporada e os desfiles de Gloria Coelho e Ronaldo Fraga.
  • Completando 30 anos, a SPFW celebra e reafirma a maturidade da moda brasileira, ao mesmo tempo que usa sua plataforma como lançamento para o futuro.

Reprodução Instagram SPFW

Imagens dos desfiles de João Pimenta e Gloria Coelho na SPFW

A São Paulo Fashion Week teve início nesta segunda-feira (13) com João Pimenta abrindo a temporada, seguido pelos desfiles de Gloria Coelho e Ronaldo Fraga. Em sua 30ª edição, o evento reafirma a maturidade e a relevância da moda brasileira, ao mesmo tempo em que se posiciona como vitrine para novas narrativas e talentos emergentes.

Para Dani Rudz, notável do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, um dos pontos altos desta edição é o retorno de nomes que marcaram a história da SPFW, como Ronaldo Fraga, Amir Slama e Flávia Aranha.

“Eles injetam um savoir-faire e uma profundidade de design que são cruciais para elevar o valor percebido da moda nacional”, destacou.

Leia artigos da coluna Up Market por Dani Rudz

As estreias da marca Uó, comandada por Marcelo Sommer, e a primeira coleção de Chapéus Davi Ramos também, segundo Dani Rudz, “sinalizam a busca constante por novas expressões e vozes” dentro da SPFW.

Ela destacou ainda que os locais escolhidos para os desfiles, como a Biblioteca Mário de Andrade, reforçam “a ideia de que a moda é parte inseparável da cultura e do patrimônio da cidade”.

Outra expectativa, segundo Rudz, é observar como os estilistas e designers traduzirão a complexidade do Brasil — unindo economia criativa, artesanato e diversidade.

“É o momento de mostrar a compradores internacionais e ao público que a moda brasileira tem o rigor de execução e a narrativa cultural necessários para se posicionar”, afirmou.

Para a analista, esta edição da SPFW “vem com a missão de consolidar a moda como um ativo de negócios e de identidade no país”, tornando-se um palco para celebrar o que fomos e, principalmente, ditar o que seremos no cenário global da moda.

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