Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tarifas dos EUA sobre aço e alumínio preocupam Brasil
Publicado 12/03/2025 • 10:31 | Atualizado há 11 meses
Ações da Pandora sobem após CEO dizer que empresa quer reduzir dependência da prata
Google supera expectativas de receita e projeta aumento significativo nos gastos com IA
China intensifica ameaças após decisão sobre o Canal do Panamá que deu vitória importante a Trump
Walmart atinge valor de mercado de US$ 1 trilhão, impulsionado pelo crescimento do e-commerce
O que os ciclos passados do ouro dizem sobre o futuro do metal
Publicado 12/03/2025 • 10:31 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
Pixabay
O presidente Donald Trump implementou novas tarifas sobre a importação de aço e alumínio, afetando países como China, Canadá e Brasil. A decisão gerou reações no cenário internacional e levanta dúvidas sobre o impacto para a economia brasileira.
Em entrevista exclusiva ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC — nesta quarta-feira (11), Carlos Braga Monteiro, CEO do Grupo Studio, analisou os efeitos da medida para o Brasil.
Ele explicou que a estratégia do governo norte-americano busca restringir importações e proteger a indústria local.
“A gente vê um cenário em que o Trump, antes de unir forças, quer medir forças. Essa é a estratégia do presidente na medida em que ele impõe taxas. E isso é importante que seja repetido: não estamos falando de aumentar impostos, estamos falando de manter os que já existem e trazer novos impostos. Ou seja, essa taxação extra de 25% e 50% é uma sobretaxa, uma taxa nova para segurar as importações de aço e alumínio”, afirmou Braga.
Segundo Braga, as medidas visam conter as exportações chinesas desses dois metais.
“Uma vez que a China exporta para o mundo todo, ela acaba beneficiando outros países que têm uma sobreoferta e passam a exportar mais para os Estados Unidos. Eles exportam bastante esses dois minérios da China, e isso nos permite ser o segundo maior exportador para os Estados Unidos. No que tange ao reflexo no Brasil, acredito que, comparado a outros países, os impactos são menores, embora saibamos da importância da Gerdau e de outras companhias que operam nos Estados Unidos”, completou Braga.
Ele acrescentou que, para mitigar impactos, o vice-presidente Geraldo Alckmin busca uma cota de exportação.
“Acho muito bem-vinda a iniciativa de buscar uma cota para que possamos continuar exportando pelo menos o volume que já exportamos, evitando que essa sobretaxa tenha um impacto muito grande. Mas outros setores também serão afetados, como o agronegócio, especialmente pivôs de irrigação, maquinário agrícola e a construção civil. São vários setores impactados porque, ao reduzirmos nossas exportações para os Estados Unidos, há uma entrada maior da China, o que retém a produção interna e ameniza esses impactos. A questão é: será que o Brasil, em relação a outros setores, terá uma superoferta desses dois metais, levando à redução dos preços e beneficiando outros setores? Essa é uma reflexão importante”, afirmou.
Sobre as possíveis reações do Brasil, Braga avaliou que as empresas podem buscar novos mercados.
“A reação automática das exportações brasileiras de aço e alumínio para os Estados Unidos será a busca por outros mercados, uma vez que a negociação política entre os dois países é muito difícil. Acredito que quem produz aço e alumínio no Brasil precisa considerar novas alternativas imediatamente, inclusive voltando-se para o mercado interno.”
Ele destacou ainda que a produção interna pode ser beneficiada. “Na medida em que o Brasil importa menos e mantém uma produção com um custo logístico menor, dificilmente as importações conseguirão competir com a produção interna em termos de preço. Por isso, vejo que, em vez de importar, o Brasil pode vender internamente, equilibrando o mercado e, de forma indireta, ajudando a conter a inflação”, finalizou Braga.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
2
Pátria Investimentos: por que um relatório colocou a gestora sob os holofotes
3
Quem é a Pátria Investimentos, gestora bilionária no centro de questionamentos sobre liquidez
4
Inadimplência bate novo recorde no Brasil e atinge 8,9 milhões de empresas; entenda o impacto
5
Renan: “Houve chantagem contra o BC em negociação do Banco Master com o BRB”