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Temporada de cruzeiros no verão expõe gargalos e oportunidades para o turismo no Brasil

Publicado 01/10/2025 • 08:50 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • Porto de Santos deve receber 320 mil passageiros na temporada 2025/2026.
  • Redução de navios e leitos pode gerar impacto econômico de R$ 1,2 bilhão.
  • Especialistas pedem investimentos e segurança jurídica para atrair companhias.

A temporada de cruzeiros 2025/2026 deve movimentar milhares de turistas pelo litoral brasileiro, mas também expõe desafios que podem limitar o crescimento do setor. Entre 26 de outubro de 2025 e 19 de abril de 2026, o Porto de Santos projeta a passagem de 320 mil passageiros e 14 embarcações — cinco em operação regular e nove em trânsito —, segundo dados do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini (Concais).

Apesar dos números expressivos, o cenário é de alerta. “Falta infraestrutura portuária adequada, segurança jurídica nos contratos e políticas de incentivo à cabotagem. Se resolvermos esses gargalos, podemos multiplicar a movimentação e consolidar o Brasil como destino de destaque na América do Sul”, afirma o advogado e presidente da Comissão Especial de Direito do Turismo, Mídia e Entretenimento da OAB, Marco Antonio Araujo Jr.

Da temporada recorde à retração em 2025/2026

O alerta vem após um ciclo histórico. A temporada 2024/2025 movimentou R$ 5,43 bilhões no Brasil, gerou 84,6 mil empregos e arrecadou R$ 577,4 milhões em tributos, segundo estudo da CLIA Brasil em parceria com a FGV.

Mas para 2025/2026 a expectativa é de retração: haverá dois navios a menos na costa brasileira, redução de cerca de 20% na oferta de leitos e um impacto econômico negativo estimado em até R$ 1,2 bilhão.

Gargalos estruturais

Entre os principais entraves estão:

  • o alto custo operacional no país;
  • a defasagem de terminais portuários;
  • e a ausência de políticas de longo prazo para atrair companhias marítimas.

O contraste é maior diante do movimento global. Em 2025, a indústria de cruzeiros deve receber 37,7 milhões de passageiros no mundo, segundo a Cruise Lines International Association (CLIA).

Investimentos e oportunidades

Para tentar reverter esse quadro, o Governo Federal anunciou planos de investir cerca de R$ 1 bilhão em terminais de passageiros, em parceria com a ONU Turismo. A medida busca fortalecer a infraestrutura e tornar o Brasil mais competitivo.

Na visão de especialistas, os investimentos precisam vir acompanhados de medidas jurídicas e regulatórias que ofereçam previsibilidade e atratividade às empresas. “O turismo de cruzeiros é um motor econômico poderoso, que pode gerar emprego, renda e visibilidade internacional. Mas para avançar, precisamos alinhar esforços públicos e privados em torno de infraestrutura, sustentabilidade e regras claras de operação”, conclui Araujo Jr.

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