CNBC
Mercado de trabalho aquecido pressiona inflação, diz economista.

CNBC15 empregos bem pagos nos EUA que não exigem diploma universitário

Notícias do Brasil

UE investiga compra da Covestro por petroleira dos Emirados

Publicado 28/07/2025 • 10:25 | Atualizado há 5 meses

AFP

Covestro é uma empresa alemã produtora de matérias-primas de poliuretano e policarbonato.

Covestro é uma empresa alemã produtora de matérias-primas de poliuretano e policarbonato.

Reprodução

A Comissão Europeia anunciou nesta segunda-feira (28) a abertura de uma investigação sobre a aquisição da empresa química alemã Covestro pela estatal petrolífera dos Emirados Árabes Unidos, a ADNOC, alegando preocupações com a concorrência.

“A Comissão tem preocupações preliminares de que os subsídios estrangeiros concedidos pelos Emirados Árabes possam distorcer o mercado interno da UE”, afirmou o braço executivo do bloco em comunicado.

A Covestro, fabricante de plásticos, aceitou em outubro uma proposta de compra da Abu Dhabi National Oil Company, que avaliou a empresa em 12 bilhões de euros (cerca de 14 bilhões de dólares).

A aquisição ocorre em um momento crítico para o setor químico da Alemanha — responsável por aproximadamente 5% do PIB do país —, que enfrenta uma grave crise.

Saiba mais:

 Europa se opõe a acordo comercial “desequilibrado” dos EUA

Ações europeias que serão vencedoras e perdedoras do acordo comercial EUA-UE

Bruxelas investiga se os subsídios concedidos pelos Emirados permitiram que a ADNOC superasse seus concorrentes na disputa pela Covestro e se esses recursos poderão ser usados para investir de forma desequilibrada na empresa, afetando a concorrência no mercado europeu.

A Comissão afirmou que concluirá a investigação e decidirá sobre os próximos passos até o dia 2 de dezembro.

Como parte do acordo de compra, a ADNOC prometeu injetar cerca de 1,2 bilhão de euros na Covestro por meio da emissão de novas ações.

Enquanto isso, os desafios enfrentados pela indústria química alemã — altamente dependente de energia — continuam sem sinais de melhora.

A fraca demanda e os altos custos de energia, intensificados após a invasão russa da Ucrânia em 2022, pressionam os produtores e levado à redução da produção no país.

A Covestro, que fabrica produtos químicos utilizados em itens como isolamento de edifícios e veículos elétricos, havia apresentado um plano de cortes de custos antes do anúncio da aquisição no ano passado.

A empresa, com sede em Leverkusen e desmembrada da gigante Bayer em 2015, declarou que pretende reduzir custos com materiais e pessoal, com a meta de economizar cerca de 400 milhões de euros anuais.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;