O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, responde a perguntas de repórteres no Fórum Global Outlook do Instituto de Finanças Internacionais (IIF), à margem das Reuniões Anuais de Primavera de 2025 do FMI e do Banco Mundial, em Washington, D.C., EUA, em 23 de abril de 2025.

CNBC Colegas de Yale alertam o Secretário do Tesouro de Trump que ele corre o risco de permitir uma descida ‘ao fascismo’

Bastidores de Brasília Julia Lindner

Amorim vê graça em fala de Trump sobre o Brasil

Publicado 25/04/2025 • 19:24 | Atualizado há 22 horas

Foto de Julia Lindner

Julia Lindner

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem experiência na cobertura de política e economia em Brasília desde 2016. Com passagens pelos jornais O Estado de S. Paulo, O Globo e Valor Econômico.

KEY POINTS

  • Presidente dos EUA disse que País ‘ficou rico cobrando tarifas dos americanos’

Foto: reprodução/Casa Branca

O assessor especial de assuntos internacionais da presidência da República, Celso Amorim, não levou a sério a mais recente declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o Brasil ter supostamente enriquecido com as tarifas de importação sobre produtos americanos. “Achei engraçado”, disse Amorim ao Times Brasil, licenciado exclusivo CNBC.

Amorim acompanha nesta semana a comitiva do presidente Lula a Roma, na Itália, para o funeral do Papa Francisco.

Leia mais
Trump cita Brasil como exemplo de país que “ficou rico” cobrando taxas de importação

A fala do assessor especial do presidente da República está em sintonia com a avaliação de integrantes do Itamaraty sobre o novo episódio envolvendo Trump. Na avaliação de diplomatas, essa é “só mais uma” das falas controversas do presidente americano, mas que não altera a relação atual de diálogo entre os países.

Um diplomata chegou a ironizar que “como o Brasil não ficou rico ainda, é só mais uma declaração” de Trump. Não há, portanto, qualquer efeito prático.

Em entrevista à Time Magazine, o presidente americano defendeu a manutenção das tarifas mais altas sobre os produtos estrangeiros.

"Foi isso que a China fez com a gente. Eles nos cobram 100%. Se você olhar para a Índia — a Índia cobra de 100% a 150%. Se você olhar para o Brasil, se você olhar para muitos, muitos países, eles cobram — é assim que eles sobrevivem. É assim que eles ficaram ricos", disse.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Julia Lindner