CNBC

CNBC Três razões pelas quais as tarifas ainda não aumentaram a inflação nos EUA

Análise Exclusiva Marcelo Favalli

Apple apresenta inovações e frustra investidores

Publicado 10/06/2025 • 07:20 | Atualizado há 3 dias

Redação Times Brasil

Foto de Marcelo Favalli

Marcelo Favalli

Marcelo Favalli além de jornalista é Mestre em Relações Internacionais pela PUC e professor nos cursos de pós-graduação de Política Contemporânea, da FAAP e do MBA em Comunicação e Política da USP. Dos 27 anos de profissão, na imprensa, dedicou 18 deles à cobertura estrangeira. Foi correspondente na América Latina e no Estados Unidos.

KEY POINTS

  • As ações da Apple encerraram o pregão desta segunda-feira (9) em queda após a apresentação das novidades durante a WWDC 2025.
  • Realizado anualmente, o evento reúne desenvolvedores e consumidores da marca para o anúncio de atualizações de software e recursos integrados ao ecossistema da empresa.
  • No entanto, a recepção às inovações foi marcada por reações negativas no mercado, diante da expectativa por avanços mais robustos em inteligência artificial.

As ações da Apple encerraram o pregão desta segunda-feira (9) em queda após a apresentação das novidades durante a WWDC 2025. Realizado anualmente, o evento reúne desenvolvedores e consumidores da marca para o anúncio de atualizações de software e recursos integrados ao ecossistema da empresa.

No entanto, a recepção às inovações foi marcada por reações negativas no mercado, diante da expectativa por avanços mais robustos em inteligência artificial.

Leia mais:

Apple libera acesso ao modelo de base do Apple Intelligence para desenvolvedores

O apresentador Marcelo Favalli destacou o impacto do evento no desempenho da companhia. “A palavra-chave foi decepção”, afirmou.

Segundo ele, embora a Apple tenha apresentado novos recursos de IA como tradução simultânea de ligações e integração com o ChatGPT, as soluções são semelhantes às já lançadas por concorrentes como Samsung, Huawei e Xiaomi.

Entre os destaques, Favalli mencionou a função "Visual Intelligence", que identifica o olhar do usuário sobre datas em imagens e propõe adicioná-las ao calendário.

Outro recurso permite ao sistema reconhecer e organizar automaticamente e-mails sobre entregas e compras.

A empresa também anunciou mudanças gráficas com o conceito de “vidro líquido”, além de reorganizações na tela inicial e criação de novos emojis.

Apesar das inovações, Favalli ressaltou a ausência de um diferencial competitivo: “Nada que os outros concorrentes já não tenham feito antes”.

Ele também lembrou a descontinuação de atualizações para modelos antigos como o iPhone X, o que reacende o debate sobre obsolescência programada.

O gráfico de ações da Apple registrou queda pontual durante a transmissão do evento. Segundo o analista, o movimento de baixa reflete a frustração dos investidores com a falta de anúncios disruptivos.

“Não é uma coincidência. O gráfico é bastante ilustrativo. As ações caíram mais de 1% no dia, e isso é relevante para uma das empresas mais valiosas do mundo”, afirmou.

Favalli ainda relembrou a trajetória histórica da empresa desde os lançamentos que marcaram a indústria, como o Macintosh (1984), iMac (1998), iPod (2001), iPhone (2007) e iPad (2010).

“De lá pra cá, a Apple vem dando passos mais lentos”, disse. “A Apple de hoje não é mais como foi antigamente.”

Segundo ele, o desafio agora é retomar o protagonismo no setor de tecnologia diante do avanço de rivais que têm se antecipado na corrida pela inteligência artificial.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Marcelo Favalli