CNBC
Warren Buffett em uma coletiva de imprensa durante a Reunião de Acionistas da Berkshire Hathaway em 30 de abril de 2022.

CNBCWarren Buffett está de olho na maior aquisição da Berkshire Hathaway em três anos

Análise Exclusiva Marcelo Favalli

Economia global desacelera devido a guerra tarifária iniciada por Trump

Publicado 04/06/2025 • 06:17 | Atualizado há 4 semanas

Foto de Marcelo Favalli

Marcelo Favalli

Marcelo Favalli além de jornalista é Mestre em Relações Internacionais pela PUC e professor nos cursos de pós-graduação de Política Contemporânea, da FAAP e do MBA em Comunicação e Política da USP. Dos 27 anos de profissão, na imprensa, dedicou 18 deles à cobertura estrangeira. Foi correspondente na América Latina e no Estados Unidos.

KEY POINTS

  • México, Canadá e Brasil foram os mais afetados, conforme dados da produção industrial, que mostram uma queda acentuada nesses países.
  • A OCDE alerta que tanto as economias desenvolvidas quanto as emergentes enfrentam desaceleração.

Dois meses após o novo tarifácio de Donald Trump, os impactos globais já são evidentes, com a produção industrial registrando quedas em diversos países. México, Canadá e Brasil foram os mais afetados, conforme dados da produção industrial, que mostram uma queda acentuada nesses países.

A OCDE alerta que tanto as economias desenvolvidas quanto as emergentes enfrentam desaceleração. O Brasil, que já enfrentava desafios fiscais, viu uma desaceleração econômica como resultado direto das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos.

Leia mais:

Casa Branca manda carta a parceiros comerciais pedindo ‘melhor proposta’ para acordo

A guerra comercial, que impactou diretamente as relações de comércio entre os Estados Unidos e outros países, também afetou as previsões de crescimento global. A OCDE projetou uma desaceleração para as economias dos países do G20, com exceção da Índia, que continua com crescimento robusto.

A inflação, impulsionada pela tarifaço e outras variáveis econômicas, também está em ascensão, especialmente na Argentina e Rússia, enquanto o G20, que reúne as maiores economias, registrou um crescimento modesto, e os EUA enfrentam uma desaceleração em seus índices de crescimento. As projeções para 2026 indicam uma recuperação mais lenta para países como os Estados Unidos e Alemanha, com efeitos da guerra tarifária impactando o comércio internacional.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Marcelo Favalli

;