Bandeira do Japão

CNBC Ativos japoneses registraram entradas recordes em abril, investidores fogem dos mercados dos EUA — sua promessa ainda se mantém

Análise Exclusiva Marcelo Favalli

Trump quer negociar tarifas com Índia. O que está em jogo neste movimento?

Publicado 15/05/2025 • 22:00 | Atualizado há 10 horas

Raphael Panaro

Foto de Marcelo Favalli

Marcelo Favalli

Marcelo Favalli além de jornalista é Mestre em Relações Internacionais pela PUC e professor nos cursos de pós-graduação de Política Contemporânea, da FAAP e do MBA em Comunicação e Política da USP. Dos 27 anos de profissão, na imprensa, dedicou 18 deles à cobertura estrangeira. Foi correspondente na América Latina e no Estados Unidos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (15) que a Índia ofereceu zerar as tarifas sobre os produtos americanos. A Índia não se pronunciou publicamente sobre esta medida, mas as alíquotas cobradas pelo país asiático já foram motivo de queixa por parte do republicano.

Para os EUA, negociar com a Índia significa ter mais acesso à maior população do mundo, de 1,7 bilhão de habitantes, e também diminuir uma diferença dessa balança comercial, que é deficitária para os norte-americanos – compram mais do que vendem aos indianos.

Leia mais:

Trump visita a Península Arábica de olho na China e no tempo ‘perdido’; entenda
Trump quer transformar ‘presente’ do Catar de US$ 400 milhões em novo Air Force 1; entenda
Cessar-fogo entre Índia e Paquistão se mantém após violações iniciais

A evolução da balança comercial entre os dois países, que dobrou em pouco mais de uma década, atingindo US$ 123 bilhões em 2024, com a Índia sempre em superávit – especialmente puxado pelo setor farmacêutico. Os números buscam reforçar a importância da proposta norte-americana. Zerar as tarifas abriria uma janela de oportunidade para os produtos americanos competirem de forma mais vantajosa no mercado indiano.

Marcelo Favalli faz uma análise exclusiva sobre a possibilidade da liquidação das taxas indianas e explica quais os impactos e consequências para a guerra comercial que perdura há mais de um mês.

--

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Marcelo Favalli