Impacto das políticas de Trump e IA são destaques no Token 2049; Tasso Lago comenta
Publicado 05/05/2025 • 14:40 | Atualizado há 4 horas
EXCLUSIVO CNBC: saiba quais são os times de futebol mais valiosos do mundo em 2025
Major League Soccer (MLS) fecha acordo para transmitir partidas em plataforma de jogos mobile
‘Incêndio em lixeira’: varejistas pedem que consumidores comprem agora antes que tarifas aumentem preços
Resposta às tarifas tecnológicas: a IA está mapeando o mundo de onde os produtos são feitos e quanto custam
Por que o Canal do Panamá é um grande prêmio de longo prazo na guerra comercial global de Trump
Publicado 05/05/2025 • 14:40 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
O mercado de criptoativos segue enfrentando volatilidade em meio ao cenário econômico internacional. Durante o evento Token 2049, realizado em Dubai no último fim de semana prolongado com o Dia do Trabalhador, investidores e desenvolvedores do setor debateram os principais desafios e oportunidades para o segmento.
Em entrevista ao Real Time, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o fundador da Financial Move, Tasso Lago, avaliou os impactos das decisões econômicas dos Estados Unidos e os temas mais discutidos no evento.
Leia também:
Trump deve arrecadar milhões com criptomoedas e memecoins neste mês
CEO da OpenSea vê cenário positivo para o mercado cripto após 100 dias do governo Trump
Segundo Tasso Lago, a política tarifária do presidente Donald Trump influencia diretamente o mercado financeiro global e o setor de criptomoedas. Ele explicou que a queda de 0,3% no PIB norte-americano aumenta a pressão sobre o Federal Reserve (Fed) para um eventual corte de juros, o que ainda não ocorreu.
“Enquanto não ocorre esse corte de juros, o mercado de cripto sofre grande volatilidade. Não só cripto, também as bolsas mundiais sofrem bastante com essa guerra tarifária”, afirmou Lago. Ele acrescentou que a instabilidade econômica gera incerteza, fator que o mercado financeiro costuma evitar.
O empresário destacou que investidores e fundos seguem atentos à direção que a gestão Trump pode tomar. “Naturalmente, enquanto não há os acordos e consensos, o mercado oscila”, completou.
No evento, a inteligência artificial (IA) apareceu como tema central no setor de criptoativos. Tasso Lago relatou que a tecnologia vem sendo incorporada em soluções financeiras descentralizadas, conhecidas como DeFi. Ele citou o conceito de DeFi AI, que integra finanças descentralizadas com inteligência artificial.
Outro ponto em destaque, segundo o fundador da Financial Move, foi o setor de BTCFI — área que desenvolve soluções para usar Bitcoin como garantia financeira. “Hoje o Bitcoin vale cerca de 2 trilhões de dólares, e esses recursos estão parados. Se você tem um ativo do mundo real, como um imóvel, consegue usar como garantia para pegar empréstimos. No mundo cripto, estão criando uma camada para que o Bitcoin também seja usado como lastro”, explicou.
Para os próximos meses, Lago considera que a relação entre os Estados Unidos e a China seguirá como fator determinante para a estabilidade do setor. Ele avalia que, embora a volatilidade tenha se tornado parte do cenário, existem oportunidades de investimento, especialmente com o possível corte de juros nos Estados Unidos.
“Na minha opinião, o Fed vai se antecipar ao corte de juros para incentivar a economia. Isso acontecendo, a gente vai ter um rally de alta”, declarou. O empresário acrescentou que o momento atual oferece oportunidades para investidores que já estão no mercado e para quem pretende entrar.
O ambiente de regulação dos criptoativos também foi abordado na entrevista. Tasso Lago relatou que há um movimento de aproximação entre os bancos centrais e o mercado de criptomoedas. Ele citou como exemplo o projeto Kima Finance, do qual é investidor, que firmou parceria com o Banco Central Europeu.
Além disso, representantes de bancos brasileiros participaram do Token 2049 para acompanhar discussões sobre stablecoins, as moedas digitais atreladas a ativos estáveis. “Vejo que aquele medo ou aquela briga inicial entre o tradicional e o cripto já terminou. Todo mundo entendeu que o caminho certo é o mundo real com o blockchain se tangenciarem”, concluiu.
Clique aqui e cadastre-se agora usando o cupom “timesbrasil” para ganhar um bônus de até US$ 30 na sua conta.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
EXCLUSIVO CNBC: saiba quais são os times de futebol mais valiosos do mundo em 2025
‘O preço do Bitcoin não muda sua essência como reserva de valor’, diz executivo da Bybit
Conselho vota pela permanência de Warren Buffett como presidente da Berkshire Hathaway; Greg Abel se tornará CEO no final do ano
Veja 3 dicas para reduzir risco de demência, derrame e depressão
Para salvar "Hollywood morrendo", Trump tarifa em 100% filmes produzidos no exterior