Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
53% dos empreendedores investem em cursos e capacitações para aprimorar seus negócios, mostra pesquisa da Serasa Experian
Publicado 23/04/2025 • 06:00 | Atualizado há 5 meses
OpenAI inaugura primeiro data center do projeto Stargate no Texas em aposta bilionária na infraestrutura de IA
YouTube vai permitir que criadores banidos por desinformação sobre Covid-19 e eleições peçam para voltar para a plataforma
Powell diz que desaceleração no mercado de trabalho motivou corte de juros e prevê ‘situação desafiadora’ pela frente
‘Workslop’ gerado por IA ameaça produtividade e confiança em empresas
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional na Europa é um atrativo-chave para talentos com Trump reformulando visto H-1B
Publicado 23/04/2025 • 06:00 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Empreendedores.
Pixabay.
Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian revela que 53% das pequenas e médias empresas fazem cursos ou capacitações para aprimorar ou mudar suas empresas. Com um panorama sobre a gestão empresarial das PMEs, o estudo traz também um comparativo com atividades realizadas ao abrir o empreendimento e as fontes de informações desses empreendedores.
Além de capacitação, 40% dos respondentes conversam com pessoas do ramo para melhorar seu negócio, enquanto 37% fazem um planejamento financeiro e 37% buscam informações na internet, como vídeos, notícias e artigos, por exemplo. Veja outros resultados:
O estudo traz também um comparativo entre o que empreendedores fizeram antes de abrir seus negócios e ao longo da jornada. Ao olhar as atividades realizadas antes de abrir um negócio versus para aprimorá-lo, há um crescimento pequeno na realização de cursos: 49% antes e 53% para melhorar.
A busca por informações na internet cresceu ao longo da jornada, sendo uma opção para 27% dos respondentes antes de abrir um negócio e uma atividade realizada por 37% das PMEs para aprimorá-lo.
Planejamento financeiro também cresceu: 37% dos respondentes o fizeram para melhorar ou mudar o negócio, enquanto 25% antes de abrir a empresa. Por fim, destaque para a contratação de consultoria, uma atividade mais usada para melhorar os negócios: 15% versus 9%, conforme infográfico abaixo:
A pesquisa trouxe ainda como e onde as PMEs buscam informação. 47% delas buscam parceiros de negócios ou outros empreendedores. 39% recorrem a empresas que fornecem cursos, materiais ou ferramentas.
Instituições voltadas a esse público são a escolha de 32% dos respondentes, enquanto artigos e notícias em sites de busca são a opção de 31%. Por fim, vídeos no YouTube são a escolha de 25% das PMEs.
Na abertura por porte, é perceptível que empreendedores individuais (MEIs) recorrem mais a métodos informais e empresas maiores procuram canais mais formais. Em números, 37% dos empreendedores individuais recorrem a vídeos (vs. 25% no recorte geral) e 34% a artigos e notícias (contra 31% no geral). 40% dos empreendedores de porte médio buscam instituições voltadas ao empreendedorismo (vs 32% sem recortes).
Quando olhada a opção de empresas que oferecem materiais de apoio ou ferramentas, 47% das empresas de pequeno porte e 45% das empresas de médio porte se informam dessa maneira (contra 39% no recorte geral). Por fim, a busca de informação por meio de parceiros ou pessoas que têm negócios é destaque em microempresas e empresas de pequeno porte, com 50% e 56% das respostas, respectivamente. (vs 47% no quadro geral).
“Desde a abertura até a gestão, ter um negócio é uma atividade complexa e, muitas vezes, demanda mudanças de rota e ajustes ao longo do caminho. Um bom planejamento é fundamental para adaptar-se a esse cenário. E para isso, o empreendedor pode contar com ferramentas que auxiliem esse processo, conteúdo de qualidade — como mostrou a pesquisa — ou comunidades voltadas para o empreendedorismo. A Serasa Experian pretende apoiar as PMEs nessa jornada, visando facilitar seu dia a dia. Temos soluções que apoiam neste mapeamento de cenário e dados, como, por exemplo, o Score Ponto a Ponto — onde o empreendedor não só conhece o Score da sua empresa como descobre o motivo da pontuação e como melhorá-la. Somado a isso, disponibilizamos conteúdos e dicas para esse público em séries como o Bora Empreender e o Econodrops — Setor em Foco de maneira gratuita em nossos canais oficiais”, explica Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian.
A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 313 PMEs, considerando a classificação estabelecida pelo Sebrae. A pesquisa buscou abranger diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto no B2C. Foram incluídos cargos de coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários, desde que fossem maiores de 18 anos.
A coleta foi realizada por meio de painel online e a margem de erro foi de 5,5% com um intervalo de confiança de 95%. Foram excluídas da amostra associações, federações, igrejas e outros órgãos religiosos.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ibovespa B3 bate novo recorde histórico após Trump anunciar encontro com Lula
Mercado de brinquedos no Brasil avança em 2025 e tem melhor desempenho em dez anos
A nova cartografia da liderança: IA, talento, geração Z, o humano, o planeta, os modelos de negócios e os vínculos na era digital
Rússia e Emirados Árabes Unidos reforçam laços comerciais e testam limites dos EUA
Epic divulga em seu evento anual novas ferramentas de IA para pacientes e médicos