Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ações do Alibaba sobem com IA impulsionando salto de 34% nas vendas de nuvem
Publicado 25/11/2025 • 09:07 | Atualizado há 2 horas
Trump corta tarifas, mas preços dos alimentos devem continuar altos
Aposta de Buffett no Google vem duas décadas após fundadores dizerem que IPO foi “inspirado” pelo bilionário
Ações do Alibaba sobem com IA impulsionando salto de 34% nas vendas de nuvem
Amazon vai investir US$ 50 bilhões em IA para o governo americano; entenda
Paramount, Comcast e Netflix apresentam ofertas para comprar a Warner Bros. Discovery
Publicado 25/11/2025 • 09:07 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Alibaba.
Reprodução.
O Alibaba entregou receita melhor do que o esperado em seu segundo trimestre fiscal, com as vendas em sua divisão chave de computação em nuvem acelerando.
As ações listadas em Nova York subiram 4,3% nas negociações de pré-mercado, já que os investidores ignoraram uma queda acentuada na lucratividade.
Veja como a empresa se saiu em seu segundo trimestre fiscal encerrado em 30 de setembro, em comparação com as estimativas da LSEG:
Os investidores estão focados na divisão de computação em nuvem do Alibaba, que registra sua receita relacionada à inteligência artificial. Nos últimos trimestres, o crescimento da receita de nuvem do Alibaba tem acelerado.
O Alibaba reportou um aumento de 34% em relação ao ano anterior na receita de computação em nuvem, para 39,8 bilhões de yuan, versus expectativas de 37,9 bilhões de yuan. Essa taxa de crescimento foi mais rápida do que os 26% registrados no trimestre de junho.
A gigante chinesa de tecnologia disse que seus investimentos em IA estavam ajudando sua unidade de nuvem.
“A robusta demanda por IA acelerou ainda mais nossos negócios do Cloud Intelligence Group, com receita subindo 34% e a receita de produtos relacionados à IA alcançando um crescimento de três dígitos em relação ao ano anterior pelo nono trimestre consecutivo”, disse o CEO Eddie Wu.
Em setembro, a empresa disse que planeja aumentar os gastos em modelos de IA e desenvolvimento de infraestrutura, além dos 380 bilhões de yuan (US$ 53 bilhões) em três anos que anunciou em fevereiro. O Alibaba disse que gastou cerca de 120 bilhões de yuan em despesas de capital (capex) em IA e infraestrutura de nuvem nos últimos quatro trimestres.
Os lucros antes de juros, impostos e amortização (EBITA), uma medida de lucratividade, aumentaram 35% para 3,6 bilhões de yuan para sua divisão de nuvem.
O Alibaba emergiu como um dos principais players de IA da China. Na segunda-feira, o Alibaba disse que seu aplicativo Qwen, o rival da gigante chinesa ao ChatGPT da OpenAI, ultrapassou 10 milhões de downloads na primeira semana de seu lançamento público. O aplicativo é movido pelos modelos de inteligência artificial Qwen do Alibaba.
Saiba mais:
Alibaba mira assinaturas de IA e pagamentos tokenizados em parceria com o JPMorgan
Enquanto isso, a empresa tem investido pesadamente no mercado de comércio instantâneo (instant commerce) ferozmente competitivo (cut-throat). Esta é uma oferta de produtos do Alibaba e de alguns de seus rivais de e-commerce chineses que promete entrega super-rápida de certos itens.
O investimento neste novo segmento tem pesado na lucratividade geral do negócio do Alibaba, mesmo com a computação em nuvem permanecendo forte.
O EBITA ajustado geral, uma medida de lucratividade monitorada de perto por analistas, caiu 78% em relação ao ano anterior, para 9,1 bilhões de yuan, com o Alibaba atribuindo isso em parte aos seus investimentos em quick commerce (comércio rápido).
Mas os investidores parecem estar ignorando isso por causa da aceleração do crescimento no negócio de computação em nuvem e na divisão principal de e-commerce da China do Alibaba, que abriga a receita de suas plataformas de compras online Taobao e Tmall, bem como a iniciativa de quick commerce. A receita de e-commerce na China subiu 16% em relação ao ano anterior, para 132,6 bilhões de yuan, com o crescimento chegando mais rápido do que no trimestre anterior.
A receita de comércio rápido (quick commerce) disparou 60% em relação ao ano anterior no trimestre, em comparação com 12% no trimestre anterior.
“Em nosso negócio de consumo, o quick commerce continuou a escalar com melhoria significativa na economia unitária e impulsionou o rápido crescimento de consumidores ativos mensais no aplicativo Taobao”, disse Wu.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Governo sanciona projeto que define novo marco para o setor elétrico, com 10 vetos; veja
2
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
3
Grupo Mateus: ‘não houve erro contábil nos estoques mas uma revisão técnica’
4
Por que a Hapvida desabou 42% na B3 em um único dia?
5
Toyota apresenta o Yaris Cross no Brasil; veja valores da pré-venda