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Ações do Alibaba sobem com IA impulsionando salto de 34% nas vendas de nuvem

Publicado 25/11/2025 • 09:07 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O Alibaba reportou receita de computação em nuvem com alta de 34% em relação ao ano anterior no seu segundo trimestre fiscal, superando as expectativas do mercado
  • Os investidores estão focados na divisão de nuvem do Alibaba, que registra sua receita relacionada à inteligência artificial
  • As ações do Alibaba listadas em Nova York subiram 4% nas negociações de pré-mercado
Alibaba.

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Reprodução.

O Alibaba entregou receita melhor do que o esperado em seu segundo trimestre fiscal, com as vendas em sua divisão chave de computação em nuvem acelerando.

As ações listadas em Nova York subiram 4,3% nas negociações de pré-mercado, já que os investidores ignoraram uma queda acentuada na lucratividade.

Veja como a empresa se saiu em seu segundo trimestre fiscal encerrado em 30 de setembro, em comparação com as estimativas da LSEG:

  • A receita subiu 5%, para 247,8 bilhões de yuan chinês (US$ 34,8 bilhões), contra 242,65 bilhões de yuan no ano anterior.

Os investidores estão focados na divisão de computação em nuvem do Alibaba, que registra sua receita relacionada à inteligência artificial. Nos últimos trimestres, o crescimento da receita de nuvem do Alibaba tem acelerado.

O Alibaba reportou um aumento de 34% em relação ao ano anterior na receita de computação em nuvem, para 39,8 bilhões de yuan, versus expectativas de 37,9 bilhões de yuan. Essa taxa de crescimento foi mais rápida do que os 26% registrados no trimestre de junho.

A gigante chinesa de tecnologia disse que seus investimentos em IA estavam ajudando sua unidade de nuvem.

“A robusta demanda por IA acelerou ainda mais nossos negócios do Cloud Intelligence Group, com receita subindo 34% e a receita de produtos relacionados à IA alcançando um crescimento de três dígitos em relação ao ano anterior pelo nono trimestre consecutivo”, disse o CEO Eddie Wu.

Em setembro, a empresa disse que planeja aumentar os gastos em modelos de IA e desenvolvimento de infraestrutura, além dos 380 bilhões de yuan (US$ 53 bilhões) em três anos que anunciou em fevereiro. O Alibaba disse que gastou cerca de 120 bilhões de yuan em despesas de capital (capex) em IA e infraestrutura de nuvem nos últimos quatro trimestres.

Os lucros antes de juros, impostos e amortização (EBITA), uma medida de lucratividade, aumentaram 35% para 3,6 bilhões de yuan para sua divisão de nuvem.

O Alibaba emergiu como um dos principais players de IA da China. Na segunda-feira, o Alibaba disse que seu aplicativo Qwen, o rival da gigante chinesa ao ChatGPT da OpenAI, ultrapassou 10 milhões de downloads na primeira semana de seu lançamento público. O aplicativo é movido pelos modelos de inteligência artificial Qwen do Alibaba.

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Investidores ignoram queda no lucro

Enquanto isso, a empresa tem investido pesadamente no mercado de comércio instantâneo (instant commerce) ferozmente competitivo (cut-throat). Esta é uma oferta de produtos do Alibaba e de alguns de seus rivais de e-commerce chineses que promete entrega super-rápida de certos itens.

O investimento neste novo segmento tem pesado na lucratividade geral do negócio do Alibaba, mesmo com a computação em nuvem permanecendo forte.

O EBITA ajustado geral, uma medida de lucratividade monitorada de perto por analistas, caiu 78% em relação ao ano anterior, para 9,1 bilhões de yuan, com o Alibaba atribuindo isso em parte aos seus investimentos em quick commerce (comércio rápido).

Mas os investidores parecem estar ignorando isso por causa da aceleração do crescimento no negócio de computação em nuvem e na divisão principal de e-commerce da China do Alibaba, que abriga a receita de suas plataformas de compras online Taobao e Tmall, bem como a iniciativa de quick commerce. A receita de e-commerce na China subiu 16% em relação ao ano anterior, para 132,6 bilhões de yuan, com o crescimento chegando mais rápido do que no trimestre anterior.

A receita de comércio rápido (quick commerce) disparou 60% em relação ao ano anterior no trimestre, em comparação com 12% no trimestre anterior.

“Em nosso negócio de consumo, o quick commerce continuou a escalar com melhoria significativa na economia unitária e impulsionou o rápido crescimento de consumidores ativos mensais no aplicativo Taobao”, disse Wu.

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