Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Abiove atualiza projeções para complexo da soja em 2025; confira
Publicado 12/02/2025 • 11:01 | Atualizado há 10 meses
CEO da Amazon revela qualidades que definem profissionais extraordinários
Trump quer tornar a indústria naval dos EUA grande novamente; veja o que será necessário e o que está em jogo
É CEO do YouTube, mas limita redes sociais para os filhos – e mais lideranças fazem o mesmo
O que o chocolate suíço tem a ensinar sobre o tarifaço de Trump? Veja o que diz a Läderach
Altman e Musk criaram a OpenAI há 10 anos. Hoje, são rivais em um mercado de trilhões de dólares
Publicado 12/02/2025 • 11:01 | Atualizado há 10 meses
KEY POINTS
Abiove divulga dados de produção de soja.
Pixabay.
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) divulgou sua nova projeção para o balanço de oferta e demanda do complexo da soja em 2025, apresentando números recordes.
A produção de soja se manteve em 171,7 milhões de toneladas, enquanto o esmagamento teve um leve aumento de 0,7% e deverá atingir 57,5 milhões de toneladas. A produção de farelo e óleo de soja permaneceram estáveis, devendo alcançar, respectivamente, 44,1 milhões de toneladas e 11,4 milhões de toneladas.
No campo das exportações, as projeções permanecem estáveis, confirmando os novos patamares históricos previstos, ou seja, com a expectativa de 106,1 milhões de toneladas de grãos exportados. O farelo de soja deve registrar exportações de 23,6 milhões de toneladas, um aumento de 3,1%, enquanto o óleo de soja deverá exportar cerca de 1,1 milhão de toneladas, apontando para um crescimento de 4,8%.
Além disso, espera-se um aumento nas importações de óleo de soja, que devem atingir 200 mil toneladas, enquanto as importações de soja devem somar 500 mil toneladas para suplementar o mercado interno.
Os dados consolidados até dezembro de 2024 indicam resultados positivos para o setor. A produção de soja no ciclo se manteve estável com 153,5 milhões de toneladas.
O esmagamento projetado, no entanto, foi revisado positivamente para 55,4 milhões de toneladas, um aumento de 0,7%. Isso pode ser explicado, pois a produção de biodiesel impulsionou o esmagamento da soja, elevando a oferta de óleo no mercado.
O esmagamento da soja, para atender ao biodiesel, também resulta em maior produção de farelo, essencial para a cadeia de proteína animal, seja para exportação ou consumo interno. Assim sendo, a produção de farelo de soja acompanha a elevação do esmagamento e apresenta crescimento de 0,7%, totalizando 42,8 milhões de toneladas, enquanto a de óleo de soja deverá crescer 0,5%, alcançando 11,1 milhões de toneladas. Esse aumento na oferta de farelo de soja, passa a atuar como um indutor da oferta de alimento.
No que diz respeito ao processamento mensal, em dezembro de 2024, o volume processado foi de 4,2 milhões de toneladas, um aumento de 1,8% em relação a novembro, além de ter crescido 8,2% na comparação com dezembro de 2023, quando ajustado pelo percentual amostral de 90,6%. No acumulado do ano, o processamento cresceu 2,3% frente ao mesmo período de 2023, considerando os ajustes.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Mais lidas
1
O que a Netflix ganha ao comprar a Warner; saiba quais são as séries e filmes mais famosos
2
Correios em crise: entenda o que fez o governo pedir ajuda à Caixa em operação de emergência
3
Ataque a tiros na Austrália deixa 11 mortos; autoridades falam em ação antissemita
4
Apagão: São Paulo ainda tem cerca de 90 mil imóveis sem energia
5
EXCLUSIVO: Shopee, Magalu, Amazon e Mercado Livre, qual gigante está na dianteira da corrida do e-commerce