Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Abiove atualiza projeções para complexo da soja em 2025; confira
Publicado 12/02/2025 • 11:01 | Atualizado há 11 meses
Europa vê disparada de investimentos privados em tecnologia de defesa
Após estudar crianças de alto desempenho, pesquisador alerta para erro comum na educação dos filhos
Um ano após o ambicioso plano de IA do Reino Unido, implementação da infraestrutura foi um sucesso?
Por que comprar a Berkshire foi, segundo Warren Buffett, o seu maior erro?
Custo-benefício guiou cardápio dos restaurantes em 2025; e isso não mudará no próximo ano
Publicado 12/02/2025 • 11:01 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
Abiove divulga dados de produção de soja.
Pixabay.
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) divulgou sua nova projeção para o balanço de oferta e demanda do complexo da soja em 2025, apresentando números recordes.
A produção de soja se manteve em 171,7 milhões de toneladas, enquanto o esmagamento teve um leve aumento de 0,7% e deverá atingir 57,5 milhões de toneladas. A produção de farelo e óleo de soja permaneceram estáveis, devendo alcançar, respectivamente, 44,1 milhões de toneladas e 11,4 milhões de toneladas.
No campo das exportações, as projeções permanecem estáveis, confirmando os novos patamares históricos previstos, ou seja, com a expectativa de 106,1 milhões de toneladas de grãos exportados. O farelo de soja deve registrar exportações de 23,6 milhões de toneladas, um aumento de 3,1%, enquanto o óleo de soja deverá exportar cerca de 1,1 milhão de toneladas, apontando para um crescimento de 4,8%.
Além disso, espera-se um aumento nas importações de óleo de soja, que devem atingir 200 mil toneladas, enquanto as importações de soja devem somar 500 mil toneladas para suplementar o mercado interno.
Os dados consolidados até dezembro de 2024 indicam resultados positivos para o setor. A produção de soja no ciclo se manteve estável com 153,5 milhões de toneladas.
O esmagamento projetado, no entanto, foi revisado positivamente para 55,4 milhões de toneladas, um aumento de 0,7%. Isso pode ser explicado, pois a produção de biodiesel impulsionou o esmagamento da soja, elevando a oferta de óleo no mercado.
O esmagamento da soja, para atender ao biodiesel, também resulta em maior produção de farelo, essencial para a cadeia de proteína animal, seja para exportação ou consumo interno. Assim sendo, a produção de farelo de soja acompanha a elevação do esmagamento e apresenta crescimento de 0,7%, totalizando 42,8 milhões de toneladas, enquanto a de óleo de soja deverá crescer 0,5%, alcançando 11,1 milhões de toneladas. Esse aumento na oferta de farelo de soja, passa a atuar como um indutor da oferta de alimento.
No que diz respeito ao processamento mensal, em dezembro de 2024, o volume processado foi de 4,2 milhões de toneladas, um aumento de 1,8% em relação a novembro, além de ter crescido 8,2% na comparação com dezembro de 2023, quando ajustado pelo percentual amostral de 90,6%. No acumulado do ano, o processamento cresceu 2,3% frente ao mesmo período de 2023, considerando os ajustes.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Mais lidas
1
Mega da Virada 2025: quanto custa a aposta simples?
2
Mega da Virada: veja todos os números sorteados desde a primeira edição
3
Correios detalham reestruturação com corte de custos, venda de ativos e novo modelo de negócios
4
R$ 41 bilhões parados: clientes do Banco Master só devem receber do FGC em 2026
5
Exército brasileiro vai investir em sistema de defesa antiaérea para interceptar drones e mísseis