CNBC

CNBCIndonésia bloqueia temporariamente acesso ao Grok de Elon Musk devido a imagens sexualizadas

Agro

Bunge e Mantiqueira fecham acordo para fornecimento de soja

Publicado 12/01/2026 • 07:08 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • Acordo entre Bunge e Mantiqueira garante fornecimento de soja rastreável com menor pegada de carbono
  • Parceria usa soja de agricultura regenerativa para produção de ração de aves poedeiras
  • Soja fornecida terá monitoramento de emissões via blockchain e dados auditados
Bunge e Mantiqueira fecham acordo para fornecimento de soja rastreável, com menor pegada de carbono e uso em ração animal

Bunge e Mantiqueira fecham acordo para fornecimento de soja rastreável, com menor pegada de carbono e uso em ração animal Divulgação

A soja está no centro do novo acordo comercial firmado entre Bunge e Mantiqueira Brasil, que prevê o fornecimento de 12 mil toneladas de farelo 100% rastreável e com menor pegada de carbono. O insumo será utilizado na produção de ração das aves poedeiras das unidades da Mantiqueira.

Segundo as empresas, a soja utilizada no farelo tem origem em fazendas que adotam práticas de agricultura regenerativa, com foco na saúde do solo, preservação da biodiversidade e aumento do estoque de carbono.

Leia também: Presidente do Fed é alvo de investigação criminal de procuradores federais

Rastreável e agricultura regenerativa

O acordo conecta a produção de soja sustentável à demanda de clientes que buscam reduzir emissões e ampliar a rastreabilidade das cadeias de suprimentos. O farelo fornecido integra o Programa de Agricultura Regenerativa da Bunge, que coleta dados primários diretamente nas fazendas participantes.

A iniciativa reforça a estratégia da companhia de alinhar oferta agrícola responsável com metas ambientais e exigências crescentes do mercado.

Soja com menor pegada de carbono monitorada

A parceria prevê o monitoramento da pegada de carbono da soja por meio de uma plataforma baseada em blockchain, que consolida informações desde a fazenda até o destino final do produto.

De acordo com a Bunge, a pegada de carbono do farelo fornecido é estimada entre 40% e 70% inferior à média brasileira, considerando metodologias reconhecidas pelo mercado, como EcoInvent, GFLI e AgriFootprint. O indicador é auditado por terceira parte independente.

Leia também: O Agente Secreto faz história no Globo de Ouro e projeta novo ciclo global do cinema brasileiro

Economia circular no campo

Além do fornecimento do farelo de soja, o acordo inclui um projeto piloto com o fertilizante orgânico Solobom, produzido a partir de esterco das galinhas poedeiras da Mantiqueira Brasil.

Testes iniciais foram realizados em áreas de milho safrinha, com a aplicação de cerca de 100 toneladas do fertilizante. Novos ensaios estão previstos para outras culturas, ampliando a integração entre produção animal e agricultura regenerativa.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Agro

;