CNBC

CNBCOpenAI alerta investidores para declarações “absurdas” de Elon Musk; entenda

Agro

Carne bovina de Mato Grosso chega a mais de 90 países em 2025

Publicado 16/01/2026 • 10:29 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Carne bovina de Mato Grosso alcança mais de 90 países e bate recorde em 2025
  • Exportações de carne somam 978,4 mil toneladas e US$ 4,1 bilhões
  • China lidera compras e diversificação sustenta crescimento da carne mato-grossense
Carne bovina de Mato Grosso chega a mais de 90 países em 2025

Imac

Carne bovina de Mato Grosso chega a mais de 90 países em 2025

A carne bovina produzida em Mato Grosso chegou a mais de 90 países em 2025, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). No período, o estado exportou 978,4 mil toneladas da proteína, com receita de US$ 4,1 bilhões, reforçando sua posição entre os principais polos globais do setor.

Recorde de exportações consolida a carne mato-grossense

O desempenho de 2025 marcou um novo recorde para a carne bovina mato-grossense. Ao longo do ano, foram abatidas 7,4 milhões de cabeças de gado.

A expansão das exportações foi sustentada tanto pela abertura de novos mercados quanto pelo aumento da demanda em destinos já consolidados, com destaque para países asiáticos.

Sanidade e qualidade impulsionam a carne no mercado externo

Para Bruno de Jesus Andrade, diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (imac), os resultados refletem um trabalho estruturado ao longo dos últimos anos.

“Mato Grosso vem colhendo os resultados de investimentos contínuos em sanidade, qualidade e profissionalização da pecuária. Isso permite atender mercados cada vez mais exigentes, com volume, eficiência e responsabilidade”, afirma.

Leia também: Fruticultura brasileira fica mais competitiva com acordo UE-Mercosul, diz setor

China lidera compras

A China manteve-se como principal destino da carne bovina de Mato Grosso em 2025. O país importou 536,9 mil toneladas, o equivalente a 54,8% do total exportado pelo estado.

Na segunda posição aparece a Rússia, com 58,8 mil toneladas, representando cerca de 6% das vendas externas.

Diversificação amplia presença global da carne

Além de China e Rússia, a lista dos dez maiores destinos da carne bovina mato-grossense inclui Chile, Estados Unidos, Filipinas, Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Itália e Holanda.

A diversidade de destinos reforça a presença da proteína mato-grossense em mercados estratégicos da Ásia, Europa, Oriente Médio e Américas.

Abertura de mercados fortalece estabilidade do setor

Segundo o diretor do Imac, a ampliação do número de destinos é um fator central para a sustentabilidade do setor. “Quanto mais mercados abertos, menor a dependência de poucos compradores e maior a estabilidade para produtores, indústria e economia estadual”, diz Andrade.

A abertura do mercado do Marrocos em 2024 contribuiu para o avanço das exportações em 2025 e ampliou a base de compradores da carne bovina do estado.

Leia também: Milho: ampla oferta global pressionou preços; veja projeções para 2026

Perspectivas positivas para 2026

Para 2026, o setor projeta continuidade do crescimento, impulsionado pela abertura de novos mercados. Em dezembro, a Guatemala autorizou a importação de carne bovina brasileira, criando uma nova frente de expansão na América Central.

Com cerca de 18 milhões de habitantes e demanda crescente por proteína animal, o país amplia o potencial de avanço das exportações mato-grossenses e reforça a posição de Mato Grosso como referência global na produção e exportação de carne bovina.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Agro

;