Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Embrapa Gado de Corte completa 50 anos tendo impulsionado a evolução da pecuária e a liderança mundial do Brasil no segmento
Publicado 29/09/2025 • 20:00 | Atualizado há 2 horas
YouTube concorda em pagar R$ 131 mi a Trump para encerrar processo sobre suspensão de conta
Netanyahu concorda com plano de Trump para acabar com a guerra em Gaza
Comcast nomeia executivo Mike Cavanagh para atuar como co-CEO
De Elon Musk a Satya Nadella, esses líderes de tecnologia já foram portadores de visto H-1B
JD Vance está ‘confiante’ de que os EUA ‘separaram com sucesso’ o TikTok da empresa controladora chinesa ByteDance
Publicado 29/09/2025 • 20:00 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Você lembra quando, ao chegar no açougue, as carnes eram divididas em “de primeira” e “de segunda”? Hoje esses termos quase não aparecem mais. A mudança reflete a evolução do gado brasileiro. Genética, pesquisa, tecnologia e investimentos transformaram a pecuária em poucas décadas — e a Embrapa Gado de Corte, que completa 50 anos em 2025, teve papel direto nesse processo, com projetos que ajudaram a transformar o rebanho e a forma de produzir.
Criada em 1975, em Campo Grande (MS), a unidade pública federal da Embrapa surgiu quando a atividade migrava do Sul e Sudeste para o Centro-Oeste. Essa mudança marcou o início de uma nova fase. “O Brasil fez uma verdadeira revolução ao domesticar o Cerrado. Saímos da condição de país importador para nos tornarmos o maior exportador mundial de carne bovina a partir de 2004”, afirma o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa.
A Embrapa liderou o Programa Nacional de Pesquisa de Gado de Corte, conectando universidades, institutos e produtores. Entre os marcos, estão cultivares de pastagens como a braquiária Marandu, presente em mais de 40 milhões de hectares, e o programa Embrapa-Geneplus, que atende mais de 580 rebanhos com avaliações genômicas e ferramentas digitais de seleção.
Houve avanços também em nutrição, com suplementação adaptada aos biomas, e em sanidade, com protocolos de controle de verminoses e carrapatos. A combinação reduziu perdas e aumentou a produtividade dos sistemas.
Com as pressões internacionais sobre desmatamento e emissões de gases de efeito estufa, a Embrapa, como empresa pública federal de pesquisa, passou a desenvolver protocolos que aliam produtividade e responsabilidade ambiental. Entre eles estão o Carne Carbono Neutro e o Carne Baixo Carbono, que estabelecem critérios para sistemas integrados de lavoura, pecuária e floresta capazes de compensar emissões por meio do sequestro de carbono no solo e na vegetação. Essas iniciativas reforçam a posição do Brasil na discussão global sobre sustentabilidade agropecuária e servem de modelo para certificações de mercado.
Segundo Ferreira Rosa, o avanço do setor foi resultado de uma articulação constante entre produtores, indústria, ciência e políticas públicas. “Esse alinhamento foi único no mundo e é parte do que nos trouxe até aqui”, afirma.
Os próximos desafios incluem ampliar a sustentabilidade, reduzir o uso de insumos, garantir o bem-estar animal e democratizar o acesso às tecnologias também para pequenos e médios produtores, de forma a reduzir desigualdades dentro do setor.
Nesse contexto de modernização, os equipamentos de contenção bovina passaram a ter papel central para rastreabilidade, segurança no manejo e bem-estar animal. Para Mariana Beckheuser, CEO da Beckhauser, referência nesse segmento, a contenção eficiente é parte essencial da pecuária moderna.
“Os equipamentos otimizam o manejo, reduzem o estresse dos animais e aumentam a segurança dos trabalhadores. O produtor que investe em equipamentos modernos aumenta sua eficiência e atende a critérios internacionais de qualidade e responsabilidade ambiental”, afirma.
Segundo dados do Ministério da Agricultura, o valor bruto da produção da pecuária deve crescer 21,5% em 2025, reforçando o peso do setor para a economia brasileira e a competitividade global.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Aporte na Cosan deixa a situação da Raízen mais indefinida
Terceira morte por ingestão de bebida adulterada com metanol é confirmada em SP
Grupo Boticário se posiciona após citação de franqueado em operação da Receita contra PCC
Confusão após luta de Popó pode virar risco reputacional para cervejaria e afastar patrocinadores
Trump anuncia tarifa de 100% para filmes produzidos fora dos EUA