Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Fim da segunda safra tem queda nos preços de frete de grãos em estados produtores
Publicado 30/09/2025 • 12:28 | Atualizado há 5 meses
EXCLUSIVO: O desafio das grifes de luxo para reconquistar a ‘nova China’
BCE amplia acesso global à liquidez em euros e tenta fortalecer moeda
Três sinais de que você e seu parceiro podem ser financeiramente incompatíveis
Conheça a designer de 47 anos que faz vestidos de US$ 8 mil para patinadoras olímpicas
O que vem a seguir para Cuba? Trump aumenta a pressão enquanto a ilha fica sem combustível de aviação
Publicado 30/09/2025 • 12:28 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
O encerramento da colheita da segunda safra, especialmente do milho, refletiu nos preços dos serviços de transporte de grãos em agosto. Segundo o Boletim Logístico de setembro da Conab, estados como Mato Grosso, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul registraram queda nas cotações em boa parte das rotas analisadas.
“A produção recorde de milho na temporada 2024/25 aumenta a necessidade de dar vazão célere ao escoamento da safra, o que refletiu nos preços dos fretes rodoviários, que apresentaram seu momento de pico em julho”, explica Thomé Guth, superintendente de Logística Operacional da Conab.
Apesar do recuo em agosto, Guth ressalta que os valores permanecem acima do observado no mesmo período da safra passada. “A tendência é de persistência de um certo suporte aos preços para os próximos meses, como decorrência deste cenário de oferta elevada e demanda dinâmica”, afirma.
No Maranhão, as cotações de frete caíram, enquanto no Piauí o mercado apresentou estabilidade, mas com movimentação menos intensa. Na Bahia, os preços mostraram variação de estabilidade e alta, com destaque para Luís Eduardo Magalhães, onde a demanda por transporte de grãos e fibra impulsionou as tarifas.
No Distrito Federal, os valores subiram em agosto frente a julho, com aumentos de até 12% em rotas para Imbituba (SC), Uberaba e Araguari (MG) e Guarujá (SP).
Os embarques de milho alcançaram 17,9 milhões de toneladas em agosto, contra 15,7 milhões no mesmo mês de 2024. Os portos do Arco Norte lideraram a movimentação, com 39,8% do total, seguidos por Santos (29,6%), São Francisco do Sul (11,6%), Paranaguá (11,4%) e Rio Grande (5%).
Já as exportações de soja entre janeiro e agosto somaram 86,5 milhões de toneladas, frente a 83,4 milhões no mesmo período do ano passado. O Arco Norte respondeu por 37,5% do volume, seguido por Santos (34,2%), Paranaguá (12,9%) e São Francisco do Sul (5,2%).
O Boletim Logístico da Conab é publicado mensalmente com informações sobre dez estados produtores, abordando logística do agronegócio, exportações, movimentação de cargas e principais rotas de escoamento da safra.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Baly registra recorde de vendas com energético ‘sabor Tadala’ no Carnaval; Conselho de Farmácia critica produto
2
Procuradoria Geral do RJ ajuíza pedido inédito de falência contra o Grupo Victor Hugo
3
Bolsa fecha no Carnaval? Veja como a B3 opera no feriado
4
BCE amplia acesso global à liquidez em euros e tenta fortalecer moeda
5
Flamengo x Lanús: veja os preços dos ingressos para a final da Recopa no Maracanã