Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Fim da segunda safra tem queda nos preços de frete de grãos em estados produtores
Publicado 30/09/2025 • 12:28 | Atualizado há 2 horas
YouTube concorda em pagar R$ 131 mi a Trump para encerrar processo sobre suspensão de conta
Comcast nomeia executivo Mike Cavanagh para atuar como co-CEO
De Elon Musk a Satya Nadella, esses líderes de tecnologia já foram portadores de visto H-1B
DeepSeek da China lança modelo de IA de nova geração
Por que as produções de cinema estão deixando os EUA — e o que uma tarifa pode significar para Hollywood
Publicado 30/09/2025 • 12:28 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
O encerramento da colheita da segunda safra, especialmente do milho, refletiu nos preços dos serviços de transporte de grãos em agosto. Segundo o Boletim Logístico de setembro da Conab, estados como Mato Grosso, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul registraram queda nas cotações em boa parte das rotas analisadas.
“A produção recorde de milho na temporada 2024/25 aumenta a necessidade de dar vazão célere ao escoamento da safra, o que refletiu nos preços dos fretes rodoviários, que apresentaram seu momento de pico em julho”, explica Thomé Guth, superintendente de Logística Operacional da Conab.
Apesar do recuo em agosto, Guth ressalta que os valores permanecem acima do observado no mesmo período da safra passada. “A tendência é de persistência de um certo suporte aos preços para os próximos meses, como decorrência deste cenário de oferta elevada e demanda dinâmica”, afirma.
No Maranhão, as cotações de frete caíram, enquanto no Piauí o mercado apresentou estabilidade, mas com movimentação menos intensa. Na Bahia, os preços mostraram variação de estabilidade e alta, com destaque para Luís Eduardo Magalhães, onde a demanda por transporte de grãos e fibra impulsionou as tarifas.
No Distrito Federal, os valores subiram em agosto frente a julho, com aumentos de até 12% em rotas para Imbituba (SC), Uberaba e Araguari (MG) e Guarujá (SP).
Os embarques de milho alcançaram 17,9 milhões de toneladas em agosto, contra 15,7 milhões no mesmo mês de 2024. Os portos do Arco Norte lideraram a movimentação, com 39,8% do total, seguidos por Santos (29,6%), São Francisco do Sul (11,6%), Paranaguá (11,4%) e Rio Grande (5%).
Já as exportações de soja entre janeiro e agosto somaram 86,5 milhões de toneladas, frente a 83,4 milhões no mesmo período do ano passado. O Arco Norte respondeu por 37,5% do volume, seguido por Santos (34,2%), Paranaguá (12,9%) e São Francisco do Sul (5,2%).
O Boletim Logístico da Conab é publicado mensalmente com informações sobre dez estados produtores, abordando logística do agronegócio, exportações, movimentação de cargas e principais rotas de escoamento da safra.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Esquema do INSS: alvo da PF diz que Nelson Wilians dependia de empréstimos de Camisotti
Aporte na Cosan deixa a situação da Raízen mais indefinida
Accenture prioriza IA e planeja desligar funcionários que não se adaptarem
Accenture investe US$ 1 bi em IA e compra a Aidemy para reforçar formação de talentos
Trump anuncia tarifa de 100% para filmes produzidos fora dos EUA