Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Fim da segunda safra tem queda nos preços de frete de grãos em estados produtores
Publicado 30/09/2025 • 12:28 | Atualizado há 3 meses
Cobre caminha para melhor ano desde 2009 com impulso da IA e temor de escassez
Atas do Fed revelam divisão de membros sobre corte de juros
EUA sancionam grupos estrangeiros ligados ao comércio de armas; veja países envolvidos
Vendas de Champagne disparam no Ano-Novo, mas denúncias trabalhistas pressionam o setor
De spa de dados a servidores no espaço: crise de energia redesenha a computação em nuvem
Publicado 30/09/2025 • 12:28 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
O encerramento da colheita da segunda safra, especialmente do milho, refletiu nos preços dos serviços de transporte de grãos em agosto. Segundo o Boletim Logístico de setembro da Conab, estados como Mato Grosso, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul registraram queda nas cotações em boa parte das rotas analisadas.
“A produção recorde de milho na temporada 2024/25 aumenta a necessidade de dar vazão célere ao escoamento da safra, o que refletiu nos preços dos fretes rodoviários, que apresentaram seu momento de pico em julho”, explica Thomé Guth, superintendente de Logística Operacional da Conab.
Apesar do recuo em agosto, Guth ressalta que os valores permanecem acima do observado no mesmo período da safra passada. “A tendência é de persistência de um certo suporte aos preços para os próximos meses, como decorrência deste cenário de oferta elevada e demanda dinâmica”, afirma.
No Maranhão, as cotações de frete caíram, enquanto no Piauí o mercado apresentou estabilidade, mas com movimentação menos intensa. Na Bahia, os preços mostraram variação de estabilidade e alta, com destaque para Luís Eduardo Magalhães, onde a demanda por transporte de grãos e fibra impulsionou as tarifas.
No Distrito Federal, os valores subiram em agosto frente a julho, com aumentos de até 12% em rotas para Imbituba (SC), Uberaba e Araguari (MG) e Guarujá (SP).
Os embarques de milho alcançaram 17,9 milhões de toneladas em agosto, contra 15,7 milhões no mesmo mês de 2024. Os portos do Arco Norte lideraram a movimentação, com 39,8% do total, seguidos por Santos (29,6%), São Francisco do Sul (11,6%), Paranaguá (11,4%) e Rio Grande (5%).
Já as exportações de soja entre janeiro e agosto somaram 86,5 milhões de toneladas, frente a 83,4 milhões no mesmo período do ano passado. O Arco Norte respondeu por 37,5% do volume, seguido por Santos (34,2%), Paranaguá (12,9%) e São Francisco do Sul (5,2%).
O Boletim Logístico da Conab é publicado mensalmente com informações sobre dez estados produtores, abordando logística do agronegócio, exportações, movimentação de cargas e principais rotas de escoamento da safra.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Mega da Virada 2025: qual é o prêmio para quem acertar a quina ou a quadra?
2
Mega da Virada é sorteada: veja os números
3
Mega da Virada: veja todos os números sorteados desde a primeira edição
4
Mega da Virada: relembre quem foram os ganhadores da edição de 2024
5
Quanto custa o Centauro II-BR, o blindado mais potente da América do Sul usado pelo Brasil