Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“Frete já encareceu, e risco é colateral instalado”, diz José Carlos de Lima Júnior sobre conflito no Oriente Médio
Publicado 24/06/2025 • 13:59 | Atualizado há 2 meses
Fed e Trump afirmam que acatarão decisão judicial sobre poder do presidente de demitir Cook
OpenAI anuncia melhorias no ChatGPT para prevenir riscos de suicídio após ação judicial
Navios, aviões e bilhões em investimento: Lee, da Coreia do Sul, conquista Trump com acordos
Google diz que canais da Fox podem sair do YouTube TV se acordo não for fechado
Qual o segredo do sucesso de Labubu, o boneco chinês febre no Brasil e no mundo?
Publicado 24/06/2025 • 13:59 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Em entrevista exclusiva ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, nesta terça-feira (24), o economista e especialista em comércio exterior José Carlos de Lima Júnior comentou os impactos do aumento das tensões no Oriente Médio para o agronegócio brasileiro.
Segundo ele, o maior risco imediato está no encarecimento do frete marítimo. “A gente já tem uma realidade em que o segundo semestre, naturalmente, é um momento de pico e gargalo no comércio internacional. Nesse cenário de vai e vem de conflitos que estamos vendo ao redor do mundo, surgem incertezas e riscos — e esse risco geralmente é precificado no seguro do frete marítimo”, afirmou.
De acordo com Lima Júnior, a própria sazonalidade do segundo semestre já tende a pressionar os custos logísticos. Com o conflito entre Israel, Irã e o temor envolvendo o estreito de Ormuz, a situação se agrava. “Esse conflito já acumulou um efeito colateral instalado”, disse.
Leia mais:
Ele também alertou para os impactos nos preços dos fertilizantes, especialmente os nitrogenados importados do Irã e do Egito. “Temos uma preocupação com a importação dos hidrogenados, que exigem gás natural. O Irã tem sete fábricas de fertilizantes hidrogenados fechadas. Já o Egito, segundo maior produtor de fertilizantes nitrogenados do mundo, está com duas fábricas paralisadas porque Israel deixou de fornecer insumos.”
Segundo o especialista, a combinação desses fatores pode levar a um choque de oferta. “Já começamos a perceber um receio de possível escassez, e o mercado reagiu rapidamente. Em uma semana, o preço já esticou para cima”, afirmou.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Entenda como vai funcionar a nova linha de crédito de R$ 12 bi para modernização da indústria
Onda de denúncias alerta sobre que cuidados tomar ao adquirir uma franquia para evitar práticas abusivas
Número de brasileiros que pagam aluguel dispara, aponta IBGE
China criticou o vício em “blind boxes” — mas isso não deve abalar a fabricante dos bonecos Labubu
Petrobras anuncia Ricardo Wagner de Araújo como novo Diretor Executivo de Governança e Conformidade